Pelo segundo ano consecutivo, o Centro de Estudos Ibéricos (CEI) atribuiu oito de bolsas de investigação, de 1. 500 euros cada, no âmbito do projecto “Culturas Ibéricas, Sociedades de Fronteira: Territórios, Sociedades e Culturas em tempo de mudança”. No total, foram recebidas 42 candidaturas para as quatro linhas de acção do projecto.
Assim, na primeira linha de acção, “Territórios, margens e mobilidades: dinâmicas, organização, requalificação”, os coordenadores distinguiram, no passado sábado, os projectos “Integração das questões geo-ambientais nos processos de ordenamento sustentado dos territórios, focando a análise na região da Guarda”, de Rui Ferreira de Figueiredo; e “Qualidade percebida e satisfação na prestação de cuidados de saúde no distrito da Guarda”, de Isabel Cristina Lopes. Já na segunda linha “Sociedades de fronteira, fronteiras da sociedade: tradição, modernidade, identidades”, foram contemplados Anabela da Conceição Fernandes, pelo projecto “O ambiente na imprensa periódica regional 1965-1994”, e José Manuel Peláez Ropero pelo “Feminismo, democracia y ciudadania: las mujeres españolas y portuguesas en un tiempo de câmbios”.
Na terceira linha, “Políticas públicas, desenvolvimento, e cooperação internacional”, Sérgio Vital Caramelo e João Figueira foram os seleccionados com os projectos “Políticas de desenvolvimento e cooperação transfronteiriça para a promoção do emprego na região fronteiriça de Castilla y Léon/Portugal” e “Os agentes da electrificação do distrito da Guarda: empresas, empresários e realizações”, respectivamente. Por último, na linha de acção “Ibéria d’aquém e além fronteiras: diásporas, identidades e culturas”, os seleccionados foram David Mota Alvarez com o projecto “La imagen de Castilla-Léon y España en los manuales escolares portugueses (1850-1910)” e Cátia Miriam da Silva Costa com “Culturas e Identidades em mutação no continente americano: o papel do legado ibérico”. De realçar ainda que o CEI irá publicar em breve na colectânea “Território e Culturas de Fronteira” os oito projectos contemplados em 2004.