Arquivo

Cavaco lembra que autárquicas e legislativas «podem coincidir»

O Presidente da República pode escolher até 12 de Agosto a data das legislativas, enquanto o Governo tem de decidir a data das autárquicas até 23 de Julho

O Presidente da República disse terça-feira, em Trancoso, que ainda «não há qualquer decisão» sobre a data das eleições legislativas e autárquicas, lembrando que as duas podem «eventualmente coincidir».

Questionado se está decidido que as autárquicas e as legislativas se realizarão em datas diferentes, Cavaco Silva deixou todas as hipóteses em aberto, avisando que essa marcação será feita até ao final do mês, depois de consultados os partidos. «São duas datas, mas podem eventualmente coincidir. Eu apenas quis dizer que uma é fixada pelo Governo e outra é fixada pelo Presidente da República. Não há qualquer decisão, nem para uma eleição nem para outra», adiantou o chefe de Estado. «Mantenho aquilo que já disse noutra ocasião. Antes do fim do mês vão-se conhecer as duas datas para as autárquicas e as legislativas», disse Cavaco Silva aos jornalistas, após a inauguração do novo Teatro Municipal de Trancoso, que ocupa a capela do antigo Convento dos Frades.

Segundo o chefe de Estado, «muito em breve irão ocorrer as reuniões com os partidos políticos, quer para a fixação da data das eleições autárquicas pelo Governo, quer a reunião com o Presidente da República, que será depois das reuniões com o Governo, para a fixação da data das eleições legislativas». O Presidente da República também disse considerar «muito importante» a audição dos partidos políticos representados na Assembleia da República. «Só depois disso é que tomarei a minha decisão», afirmou. O Presidente da República pode escolher até 12 de Agosto a data das legislativas, enquanto o Governo tem de decidir mais cedo a data das autárquicas, até 23 de Julho. De acordo com a lei, as eleições autárquicas são marcadas pelo Governo para o período entre 22 de Setembro e 14 de Outubro e a marcação tem de ser feita até 80 dias antes da última data possível. As eleições legislativas são marcadas pelo Presidente da República para um período mais largo, entre 14 de Setembro e 14 de Outubro, e podem ser marcadas mais tarde, até 60 dias antes da última data possível.

Cavaco lembra que autárquicas e legislativas
        «podem coincidir»

Sobre o autor

Leave a Reply