Arquivo

Cavaco deve aceitar remodelação concertada entre Passos e Portas

Cavaco Silva faz hoje uma declaração ao país às 20h30 para comunicar se aceita ou não a remodelação governamental apresentada pelo primeiro-ministro na sequência da concertação havida entre Passos Coelho e Paulo Portas.

Os principais jornais portugueses estão noticiar nos seus sites que o Presidente da República vai dar

o seu aval à remodelação, mesmo que haja ajustes. Segundo o “Público”, a ausência da convocação do Conselho de Estado, passo indispensável para a dissolução da Assembleia da República, indicia que o Presidente não usará a chamada “bomba atómica”.

Depois de nos últimos dias ter ouvido o primeiro-ministro Passos Coelho, os partidos com assento parlamentar e os parceiros sociais, Cavaco Silva deverá anunciar se aceita o “novo” Governo, na sequência da demissão do ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas. Ontem, o chefe de Estado concluiu as audiências com os partidos da parte da manhã e à tarde começou a receber os parceiros sociais. A ronda de audições terminou esta manhã, com encontros com os secretários-gerais da CGTP e da UGT.

Passos Coelho anunciou no sábado um entendimento político com o líder do CDS e seu parceiro de coligação, proposto para vice-primeiro-ministro com a responsabilidade da coordenação económica, reforma do Estado e ligação à “troika”. Assim, Paulo Portas mantém-se no Executivo, mesmo depois de ter dito que a sua demissão era «irrevogável».

Sobre o autor

Leave a Reply