Arquivo

Cartas que dão música e um espetáculo

TMG

Chama-se “Cartas de jogar, tocar e dançar” e é uma oficina/espetáculo/palestra da autoria da musicóloga guardense Cristina Fernandes que começa amanhã no TMG e termina no domingo.

A música, a dança e os jogos de cartas eram atividades frequentes nos salões e assembleias setecentistas como as que eram organizadas pelo famoso violinista e compositor Pedro António Avondano (1714-1782). A combinação destes costumes terá levado o compositor José do Espírito Santo Oliveira (1755-1819) a criar um fascinante baralho musical, que serve de base a este workshop sobre as danças sociais do século XVIII e a um concerto encenado que pretende recriar o espírito dessas assembleias, preenchidas com música, partidas de cartas e baile. As sessões desta formação realizam-se na sala de ensaios do TMG, onde serão preparadas coreografias a partir das cartas do baralho musical. Uma seleção do trabalho realizado será incorporada no espetáculo final, agendado para domingo.

Catarina Costa e Silva (dança), Alexandra Canaveira de Campos (dança) e Tiago de Sá (dança e narração) são os orientadores deste workshop, sendo que a interpretação musical está a cargo dos professores do Conservatório de Música de São José da Guarda Gustavo Delgado (violino), Alfeu Carneiro (violino), Olena Sokolevska (violeta), Rogério Peixinho (violoncelo), Márcia Cunha (flauta) e Hugo Simões (guitarra).

Sobre o autor

Leave a Reply