Arquivo

Carta Aberta a Quem de Direito:

Sr. Presidente:

Primeiro uma pergunta:

Qual o destino que vão dar à estátua do Homem que deu o estatuto de Cidade ao Povo da Guarda (o nosso conhecido D. Sancho)?

Esta irá para o local que lhe é devido e lhe pertence por direito; o centro da praça que ele ajudou a criar, o Ex-libris da nossa cidade, ou em seu lugar teremos a esfinge do Dr. Álvaro Cunhal ou melhor ainda a do responsável pela perda das nossas colónias (Dr. Mário Soares)? Ou, e Porque não, visto estarmos “na placa giratória da Europa”; uma qualquer foto a três dimensões de uma qualquer Personalidade Estrangeira?

Penso que esta pequena reflexão mostra um pouco do descontentamento de todos aqueles que vivem e amam a nossa querida cidade.

Assina um “Zé” que teve de imigrar mas que volta todos os anos à sua terra natal e tem orgulho das coisas bem feitas e de ser Egitaneense ou Guardense se preferir.

Não tenha vergonha dos seus Antepassados, não os dissimule na sombra de grandes obras, idealizadas por eles, e não os substitua por bichos de sete cabeças a que chamam “obras de arte moderna”.

Obrigado pelo tempo dispensado a ler este meu pequeno desabafo.

Rodrigues

Sobre o autor

Leave a Reply