Estão marcadas para amanhã as primeiras folias carnavalescas na região. Os eventos multiplicam-se um pouco por todos os concelhos, com figuras mediáticas ou o recurso à tradição. Até terça-feira há muito por onde escolher.
Na Covilhã, o “Carnaval da Neve” está de regresso esta noite e prolonga-se por cinco dias. Depois de várias actividades dedicadas aos estudantes, a noite de amanhã promete um “Carnaval Trapalhão”, com karaoke e prémios para a máscara mais original. Na noite de sábado, as instalações do Unidos Futebol Clube do Tortosendo recebem um concerto de Carnaval, enquanto que o Mercado Municipal vive o Carnaval Latino. Para domingo estão programados a grande maioria dos eventos. Em Aldeia do Bispo, no concelho do Sabugal, as festividades começam bem cedo, com o «assalto às “lojes” e roubação de burros, carroças e cordas novas», adianta a organização. À chegada dos estroinas, bandoleiros e jagunços segue-se a largada do gado e as correrias. Depois de almoço há um desfile e a incontornável capeia. Já na sede do concelho há um desfile com várias colectividades. Entre o Largo das Finanças e o Largo de S. Tiago, a animação será assegurada pelo Aquilo Teatro, com “As Papalvas”, repetindo-se tudo dois dias depois.
No concelho de Trancoso o destaque vai para o tradicional corso de Vila Franca das Naves, domingo à tarde, e o seu «desfilar as alegrias jocosas, brincalhonas, por vezes de crítica social e política, através da participação genuína e popular», refere a edilidade. Em Pinhel, a noite de domingo acolhe um baile de Carnaval e um concurso de máscaras, no pavilhão das tasquinhas da Feira das Tradições e Actividades Económicas, que se realiza por estes dias. Mais a Norte, o Largo Serpa Pinto de Figueira de Castelo Rodrigo é o palco escolhido para animação de rua e desfile, seguindo-se um concurso de trajes carnavalescos na Casa da Cultura. Na Serra da Estrela, o Carnaval de Gouveia coincide com a Festa do Queijo e terá como convidada especial a manequim Marisa Cruz, rainha do cortejo entre a Avenida Botto Machado e os Paços do Concelho. Na Covilhã, o desfile volta a percorrer as ruas do Tortosendo durante a tarde e, à noite, será eleita a Miss Carnaval 2009, no mercado municipal.
Na segunda-feira, as festas só começam depois de almoço. Em Aldeia do Bispo haverá jogos tradicionais no largo da aldeia, mas o dia só termina depois da ceia à portuguesa e do baile com petiscos, bebidas e prémios para os melhores mascarados. Nessa noite realizam-se também os bailes de máscaras na Covilhã (no mercado) e em Gouveia, com Raquel Henriques e Pedro Barrosos a apadrinharem. Na Guarda, a noite será de “Julgamento e Morte do Galo do Entrudo”.
Dia de Carnaval
Aldeia da Ponte será, mais uma vez, a primeira localidade a despertar para as festividades do dia de Carnaval. Seis da manhã é a hora marcada para o “Aguiguear”, em vários pontos da freguesia, seguindo-se a «“roubagem”» de carros e trancas para tapar as ruas por causa do «“Grande”», como anuncia o programa. De tarde repete-se a capeia, o gado e as bebidas, até ao «silêncio» das 22 horas. No mesmo dia culmina a Expo Estrela, em Manteigas. Para o início da tarde está marcado o desfile pela vila, com a animação de rua a cargo do grupo de Zés P’reiras Unidos da Paródia. Algumas horas depois, Gouveia terá um espectáculo cénico em frente aos Paços do Concelho, seguindo o cortejo até ao Jardim da Ribeira, onde o Entrudo será queimado num espectáculo de música e pirotecnia. O Entrudo também tem destino traçado em Famalicão da Serra, numa festa com cortejo pelas ruas da aldeia. A iniciativa é organizada pelo Centro Cultural local, com o apoio da Associação Raiz de Trinta e colaboração de várias entidades do concelho da Guarda.
Morra o Galo!, segunda à noite
Em jeito de ópera bufa, o Galo do Entrudo há-de ser julgado e morto, na Guarda, na noite de segunda-feira. O espectáculo encomendado pela Câmara ao TMG envolve mais de uma dezena de colectividades do concelho, três grupos de foliões e a Banda de Gouveia. Com coordenação de Américo Rodrigues, direcção musical de César Prata, e textos de Rui Isidro e António Godinho, o “Julgamento e Morte do Galo do Entrudo” espera reunir milhares de pessoas entre o Jardim José de Lemos e a Praça Luís de Camões para uma mega-celebração carnavalesca. Quanto ao galo, foi pensado e construído – com o Aquilo Teatro – pela artista plástica Teresa Oliveira e terá voz de Joaquim Martins. Do elenco fazem ainda parte Agostinho da Silva, Albino Bárbara, Américo Rodrigues, António Godinho, Carlos Lopes, Cristina Fernandes, Filipa Teixeira, Helena Neves, Isabel Monteiro, Sérgio Martins e Vasco Queiroz. A história, essa, é a de sempre: o Galo será acusado de todos os males e injustiças do ano passado, sendo condenado e… servido numa canja a todos os presentes na Praça Velha.