Arquivo

Capela de Vila Soeiro é monumento

Capela de São Pedro de Verona foi classificada como monumento de interesse público devido a um políptico pintado seiscentista

A pequena capela de São Pedro de Verona, em Vila Soeiro, no concelho da Guarda, foi classificada como monumento de interesse público pela Secretaria de Estado da Cultura.

A portaria nº 451/2014, publicada na passada segunda-feira em “Diário da República”, destaca as pinturas murais seiscentistas que se encontram na parede fundeira da capela-mor e que estiveram cobertas até 1998 por um grande conjunto retabular. «Este políptico pintado divide-se em seis painéis com cenas hagiográficas e representações da Vida de Cristo, incluindo uma Fuga para o Egito e um Calvário», refere a portaria. O mesmo documento recorda não ter sido identificada a autoria do conjunto pictórico, mas realça que «o desenho linear, ingénuo e pouco erudito, a reduzida palete de cores, as repetições e as deficientes perspetivas denunciam uma oficina regional, possivelmente ativa entre os finais do século XVI e meados do século XVII». Além disso, o interior da capela, de nave única, ostenta algumas esculturas, um «interessante» retábulo em talha policromada, com representações de Doutores da Igreja, e o púlpito em granito.

«Ainda que não constitua um edifício particularmente relevante em termos arquitetónicos, a Capela de São Pedro de Verona de Vila Soeiro assume um papel localmente representativo em termos estético-artísticos, assim como na devoção e no imaginário popular», justifica a portaria para fundamental a classificação deste singelo templo escondido no Vale do Mondego. Esta decisão surge nove depois de uma primeira tentativa por parte do então Instituto Português do Património Arquitetónico (IPPAR).

Pinturas murais foram descobertas em 1998 durante obras de restauro

Sobre o autor

Leave a Reply