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Cantos religiosos da Sardenha este fim-de-semana no Fundão

Curcordu de Orosei “António Nanni” actua nas igrejas de Aldeia de Joanes e Silvares no âmbito da Quadragésima

A Quadragésima 2005 – Ciclo de Tradições da Quaresma, promovido pela Câmara do Fundão e empresa municipal “Fundão Turismo”, continua este fim-de-semana com o grupo italiano Curcordu de Orosei “António Nanni” – Cantos Religiosos da Sardenha. O grupo, especialista em Missa dos Vivos e dos Mortos, actua amanhã à noite na Igreja Paroquial de Aldeia de Joanes e em Silvares no dia seguinte.

Franco Sannai, Totó Saba, Tore Mula e Martino Corimbi interpretam todo o reportório polivocal de tradição oral nos cantos de igreja, num total de dezasseis músicas. Formado em 1978, o Curcordu “Antonio Nanni” leva a cabo há quase 30 anos uma investigação destinada a conservar o património musical dos cantores mais antigos, entre os quais António Maria Nanni (1906-2002), a voz mais importante dos Cantos da Semana Santa de Orosei (Sardenha). O grupo tem sido constantemente solicitado para participar em inúmeros encontros musicais nacionais e internacionais, caso do Festival de Música Sacra de Paris e dos Encontros de Canto Tradicional no Mónaco. Em 1994, gravou na Igreja S. Pietro, em Galtelli, para a editora Nota de Udine, o seu primeiro CD, composto por 11 cantos do repertório da Semana Santa de Orosei. Outra actividade da Quadragésima acontece domingo à tarde, na Fatela, onde será representado o “Auto da Paixão”. Esta peça de teatro religioso é produzida pelos habitantes da freguesia e tem encenação de Leonor Narciso. Já amanhã é inaugurada a exposição “Pedras da Fé, um olhar com luz”, no Casino Fundanense. Da responsabilidade do Gabinete Técnico Local (GTL), a mostra pretende divulgar a geografia sagrada e devocional da cidade, com os seus tempos, itinerários e processos de sociabilidade. Paralelamente, serão apresentados os levantamentos arquitectónicos e respectivas propostas de revitalização e descodificação de outros elementos presentes no espaço urbano que revelam o peculiar campo histórico-religioso do Fundão.

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