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Candidatura de Joaquim Valente aposta em seis redes sociais na Internet

Crespo de Carvalho já está em duas, enquanto os restantes candidatos à Câmara da Guarda estão a montar estratégia

A menos de dois meses das eleições autárquicas, os cabeças-de-lista às diferentes Câmaras da região parecem estar rendidos às redes sociais na Internet e a campanha promete fazer-se também na “web”, à semelhança do que acontece um pouco por todo o país. Na capital de distrito, os candidatos não descuram uma estratégia de marketing no ciberespaço.

Em matéria de redes sociais, o socialista Joaquim Valente vai na frente, pelo menos para já: está no Twitter, Facebook, Hi5, Myspace, Youtube e criou até uma própria, associada ao “site” da candidatura. A página “online” (www.joaquimvalente.com) é, de resto, a base de toda a estratégia do candidato socialista – que se inspira na da equipa de Barack Obama para as eleições presidenciais norte-americanas –, onde o visitante é informado de que a candidatura está nas diferentes redes sociais. É no próprio site que surge a rede social criada pela candidatura do actual presidente do município guardense, que na última terça-feira contabilizava 169 membros. Tem todas as funcionalidades usuais deste tipo de redes, desde o conceito de “amigo” à nota sobre os aniversariantes do dia. «Estrategicamente, “Em nome da Guarda” é uma rede única que se desmultiplica em várias plataformas tecnológicas», explica Joaquim Valente, para quem é importante aproveitar «as vantagens inerentes em termos de aproximação das pessoas e melhor transmissão da mensagem» que este tipo de meios proporcionam.

Todas as movimentações no “website”, como uma simples actualização da agenda ou um comentário de um apoiante deixado a outro, são reportadas no Twitter – a célere ferramenta de divulgação dos conteúdos das páginas online. Joaquim Valente tinha, na passada terça-feira à tarde, quase 200 “tweets” (mensagens com caixa de texto inferior a 140 caracteres), 65 seguidores e acompanhava 49 pessoas. No Facebook e Hi5, onde não faltam referências aos gostos musicais e cinematográficos do candidato, contabilizava 144 e uns 40 amigos, respectivamente. No Youtube estão os vídeos que se encontram no site e no Myspace há “links” para este canal e ainda para o “website” e para o Twitter. Ao referir que se trata de «mais um veículo de informação», Joaquim Valente afirma que estas ferramentas «são demasiado fáceis para resistir à tentação de não as usar». Como há quem só utilize uma rede social e cada uma tem um público específico, optou por estar em várias: «Depressa percebemos que, em política, não devemos fazer uma triagem das redes sociais», alega.

Crespo de Carvalho só dinamiza redes em Setembro

Com bem menos popularidade e actividade estão as ferramentas online utilizadas pelo principal opositor de Joaquim Valente nas próximas autárquicas. O independente Crespo de Carvalho, que lidera a candidatura do PSD à Câmara da Guarda, também está no Twitter e no Facebook (procurar por “a guarda quer”, o slogan da campanha), para além de um espaço na blogosfera (aguardaquer.blogspot.com) – onde tem alguns vídeos e fotografias. Ainda não há “website”, ferramenta que deixou para o fim da lista das prioridades na sua estratégia na Internet. Actualmente, Crespo de Carvalho tem 26 amigos no Facebook, num perfil mais formal e sem referências a gostos pessoais, e só ainda deixou três “tweets”, o último datado do final do mês passado. Não segue ninguém e tem só três seguidores. «Optei pela estratégia de não “agredir” as pessoas com as redes sociais neste mês de Agosto, que é de férias», justifica o candidato, que promete dinamismo junto dos cibernautas no início de Setembro.

A sua estratégia na Internet «está definida e no terreno», acrescenta o empresário, que assegura que está «para breve» a página online. «Há um tempo para tudo», diz. «A participação cívica» que estes instrumentos possibilitam e a utilização de meios «interactivos e dinâmicos» para «chegar a públicos diferentes» são aspectos focados pelo candidato. «Não devemos governar para as pessoas, mas sim com as pessoas», realça. Para já, o seu principal meio de comunicação são os “posts” do blogue – que esteve em destaque na transmissão em directo da inauguração da sede de campanha, seguida por cerca de 300 cibernautas, segundo os dados da candidatura. Já a CDU, CDS-PP e BE ainda não têm toda a estratégia de marketing da Internet no terreno. Dizem que a estão a montar. Adivinha-se, por isso, um início de Setembro pródigo no surgimento de mais candidaturas nas redes sociais. Até agora, os candidatos contam com os “sites” oficiais das campanhas ou com a blogosfera. Honorato Robalo, candidato pela CDU, aponta para www.cduguarda2009.blogspot.com, um blogue que o próprio concebeu, e ainda para um outro, pessoal, que dinamiza desde 2007 (oututbrosemprepresente.blogspot.com).

No BE, Jorge Noutel há muito que é blogger e que está nas redes sociais, mas a título pessoal. Em relação à candidatura, há, de momento, um site (guarda.bloco.org). As redes sociais são «uma excelente auto-estrada para veicular informação», pelo que há uma equipa a tratar da estratégia do candidato, esclarece. Quanto ao CDS-PP, a candidatura de Cláudia Teixeira está no recém-criado fdefuturo.blogspot.com, lançado na semana passada. As redes sociais fazem parte dos planos da candidatura e esta é «uma tarefa que está a cargo da jota [Juventude Popular]», diz Cláudia Teixeira.

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