Arquivo

Candidatos que trocam de partido nas próximas autárquicas

PS concorre com um histórico social-democrata em Pinhel e com o antigo secretário de António Edmundo em Figueira de Castelo Rodrigo. O PSD candidata um ex-deputado municipal socialista em Celorico da Beira, onde o atual número três do executivo pode também vir a ser o cabeça-de-lista do CDS

A campanha das próximas autárquicas promete ser “quente” em vários pontos do distrito. Isto porque alguns candidatos foram simpatizantes, militantes e até dirigentes de concelhias de partidos contra os quais vão concorrer em outubro. Nestas trocas, quem ganha é o PS, que foi buscar dois cabeças-de-lista ao principal adversário.

É o caso de Celorico da Beira, que volta a confirmar que é muito sui generis na política. O professor Manuel Portugal é o candidato do PSD, mas o diretor do Agrupamento de Escolas da vila foi militante do PS, tendo sido eleito para a Assembleia Municipal no mandato anterior. Contudo, no atual afastou-se de José Monteiro e da sua gestão na autarquia. Também António Silva, atual vereador eleito pelos socialistas, pode vir a liderar uma lista do CDS neste concelho. Confrontado por O INTERIOR, o eleito escusou-se a comentar o assunto, dizendo que «a seu tempo serão anunciadas novidades». De resto, esta aproximação centrista não é novidade para António Silva, que, em 2005, esteve quase para liderar uma lista conjunta do PS e CDS. Contudo, na altura, o gestor acabou por ser o número três da lista de José Monteiro, que este ano se recandidata a um terceiro mandato.

Em Pinhel, está a causar surpresa a escolha de Vital Tomé para liderar a lista do PS à Câmara. E não é para menos. O advogado é um histórico militante do PSD, tendo até presidido à concelhia local e sido eleito vereador na primeira vez que António Ruas concorreu – e perdeu – ao município. Mas, ao que tudo indica, esta mudança ficará a dever-se ao facto de se ter incompatibilizado com o edil e as estruturas locais do PSD, cuja concelhia é presidida por Rui Ventura, que será o candidato “laranja” às eleições de outubro. Os socialistas também foram “pescar” ao universo social-democrata o seu candidato em Figueira de Castelo Rodrigo. Paulo Longrouva era até há poucos anos um destacado simpatizante do PSD, a tal ponto que chegou a ser secretário do atual presidente da Câmara.

Além de ocupar este lugar de confiança política, foi também um participante ativo na campanha de reeleição de António Edmundo em 2009, mas deixou o gabinete do autarca há cerca de dois anos. Residente em Trancoso, Paulo Longrouva é técnico do IEFP em Pinhel e vai tentar minimizar os danos num concelho que o PS perdeu em 1997. O seu adversário será António Edmundo.

Luis Martins

Comentários dos nossos leitores
Jose Dinis Santos jds@dmf.pt
Comentário:
Ficam espantados? Celorico é a terra dos fenómenos! José Albano também abanou a bandeira do CDS, e agora é um grande XUXIALISTA!
 

Candidatos que trocam de partido nas
        próximas autárquicas

Sobre o autor

Leave a Reply