Arquivo

Candidatos começam a perfilar-se

Cinco concelhias do PS e três do PSD já escolheram o candidato que vão apresentar nas autárquicas de 2013

A cerca de dez meses para as eleições autárquicas, as concelhias de PS e PSD começam a revelar os candidatos que vão apresentar às respetivas câmaras municipais. Na região, cinco secções socialistas e três sociais-democratas já oficializaram as suas escolhas.

Em Vila Nova de Foz Côa, Fernando Girão, ex-presidente da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, é a aposta do PS para reconquistar o município. O nome do médico foi aprovado por unanimidade na concelhia – a que preside – e validado pela Federação Distrital. Já a escolha dos sociais-democratas recaiu em Gustavo Duarte, atual presidente da autarquia, que irá concorrer a um segundo mandato. O edil conquistou em 2009 a Câmara fozcoense para o PSD. Em Trancoso está também confirmado o nome de João Rodrigues como candidato “laranja” à Câmara. O advogado de 55 anos e até agora vereador de Júlio Sarmento terá como missão manter a autarquia sob governação do PSD, uma vez que o atual autarca está impedido de se recandidatar.

Outro nome confirmado no PSD é o de Manuel Rodrigues para a Câmara da Guarda, depois de ter sido indicado de forma unânime pela concelhia da capital de distrito. Quanto às restantes concelhias, ainda não foi tomada uma decisão, sendo possível que até ao final do mês surjam mais novidades nesse âmbito. Prevê-se no entanto que o partido opte por apoiar os atuais autarcas que ainda se podem recandidatar, casos de António Baptista Ribeiro (Almeida), António Robalo (Sabugal) e António Edmundo (Figueira de Castelo Rodrigo).

No PS, já há candidatos em Belmonte, Sabugal e Figueira de Castelo Rodrigo, além da já conhecida indicação de Vítor Pereira na Covilhã. Em Belmonte, António Dias Rocha, ex-presidente da autarquia entre 1994 e 2000 eleito pelo PSD, vai liderar a candidatura socialista nas eleições do próximo ano. O médico foi administrador da Águas do Zêzere e Côa e, em 2005, liderou a lista do Movimento por Belmonte (MpB), perdendo para o atual autarca Amândio Melo, que chega agora ao fim do seu último mandato. No Sabugal, o escolhido é António José Vaz. O candidato, de 46 anos, já passou pela autarquia sabugalense como técnico superior, sendo atualmente diretor do Departamento Administrativo e Financeiro do município de Tábua. Por último, a concelhia socialista de Figueira de Castelo Rodrigo escolheu unanimemente o nome de Paulo Langrouva para concorrer à Câmara.

O economista, de 40 anos, esteve por detrás da implementação e desenvolvimento do Ninho de Empresas do Conhecimento, implementado pelo município, e já trabalhou no gabinete da presidência de António Edmundo, exercendo atualmente funções de coordenador de gestão no Centro de Emprego de Pinhel. As restantes concelhias ainda estão em processo de escolha, mas é igualmente previsível que o partido venha a apoiar Esmeraldo Carvalhinho (Manteigas), Carlos Camelo (Seia) e Armando Carneiro (Mêda), caso decidam recandidatar-se

António José Vaz, ao centro, é o escolhido do PS para concorrer à Câmara Municipal do Sabugal

Comentários dos nossos leitores
vitor vitorfpereira@sapo.pt
Comentário:
tenho nojo…. dos politicos
 
Francisco Rodrigues frs@hotmail.com
Comentário:
Força Dr. Girão. A incompetência só pode ter um destino. A saída do lugar que ocupam e nunca dignificaram.Estarei do seu lado, em tudo o que for preciso.
 
tabua tabua@sapo.pt
Comentário:
Com o Vaz o Sabugal vai bem “guiado”. Em Tábua, o tal senhor é reconhecido por incompetência e arrogância. Fiquem com ele, nós oferecemos.
 

Candidatos começam a perfilar-se

Sobre o autor

Leave a Reply