Arquivo

Campeonato Nacional da Língua Portuguesa está de regresso

Teste de qualificação inicial será publicado n’ “O Interior” do dia 9 de Fevereiro

Pensado para todos aqueles que queiram usar melhor o português, aperfeiçoar o seu conhecimento e o gosto pela língua, o Campeonato Nacional da Língua Portuguesa está de volta, depois de, em 2005, ter mobilizado mais de 16 mil concorrentes, que responderam ao teste de qualificação inicial publicado no “Expresso”, no “Jornal de Letras” (JL) e nos 17 jornais regionais da “Rede Expresso”, entre os quais “O Interior”.

A iniciativa, inédita em Portugal, é uma vez mais organizada pelo jornal “Expresso”, SIC Notícias e Jornal de Letras e tem o patrocínio do BPI. A edição deste ano é lançada esta tarde, na sala de leitura da Biblioteca Nacional, com a apresentação de Bárbara Guimarães. O concurso terá início com a publicação, em Fevereiro, de um teste de qualificação inicial no “Expresso”, no “JL” e nos 17 jornais regionais da Rede Expresso, sendo que “O Interior” publicará o mesmo no dia 9. Posteriormente, seguir-se-ão testes intercalares de apuramento para a grande final. O número de testes será decidido em função do número de concorrentes apurados em cada etapa e todas as provas terão três graus de dificuldade em função das categorias etárias dos concorrentes: menos de 15 anos, de 15 a 18 anos e mais de 18 anos. A grande final decorre a 6 de Maio, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, com transmissão pela SIC. Os 200 finalistas receberão produtos da Porto Editora. De resto, haverá nove vencedores, três em cada categoria, que também receberão produtos da Porto Editora e ainda viagens a locais culturais.

Por outro lado, as escolas podem igualmente participar nesta iniciativa, solicitando directamente à organização os testes para distribuir aos seus alunos. O júri será presidido por Francisco Pinto Balsemão (presidente do Grupo Impresa), coadjuvado por Artur Santos Silva (presidente do Conselho de Administração do BPI), para além de comissões de honra, consultiva e técnico-científica. Mais informações poderão ser consultadas no site do “Expresso”, em www.expresso.pt. Recorde-se que em 2005, dos 16.382 concorrentes, 3.192 ficaram apurados para a segunda fase, tendo sido qualificados 208, após a prestação de provas intercalares sobre o domínio da Língua Portuguesa, para a grande final. Entre os finalistas (60 por cento do sexo feminino e mais de metade com menos de 18 anos) houve casos de pais e filhos que disputaram o título de campeões da língua portuguesa, assim como uma criança de 13 anos, cabo-verdiana, que se deslocou a Portugal, especialmente para disputar a fase final.

Sobre o autor

Leave a Reply