Arquivo

Câmara de Belmonte vai construir lares para idosos

Equipamento em Caria custa 1,3 milhões de euros e não tem financiamento assegurado, contando apenas «com o crédito que a autarquia tem na praça»

A Câmara de Belmonte adjudicou em dezembro a construção de um lar de idosos com 40 camas em Caria. A obra vai custar 1,3 milhões de euros e deverá estar pronta no final deste ano, anunciou o autarca local.

Amândio Melo adianta que mais equipamentos similares, mas mais pequenos, estão em fase de projeto noutras freguesias com vista a criar no concelho «uma rede de alojamento e internamento para idosos». A gestão destas unidades será depois entregue a instituições particulares de solidariedade social (IPSS) mediante um protocolo a celebrar com o município. Segundo o edil, estes serviços são necessários nos locais onde os habitantes mais idosos estão enraizados. «O problema é que ninguém os faz, não há programas de financiamento e não há fundos comunitários, pelo que tem que ser a câmara a avançar com o investimento», refere, lembrando que um quarto dos 6.859 habitantes de Belmonte tem mais de 65 anos, de acordo com os Censos de 2011.

«As pessoas têm que ser respeitadas e tratadas com dignidade e a única forma de o fazer é dar condições para que tenham no seu meio aquilo de que precisam e que é exigível numa idade adiantada», afirmou. Contudo, revelou que a Câmara não conseguiu enquadrar a construção do lar de Caria em programas comunitários e nem pode recorrer à banca para o concretizar, «apesar de termos capacidade de endividamento, mas as imposições legais impedem-nos de a utilizar». Amândio Melo sublinhou, mesmo assim, que as obras vão ser pagas, contando «com o crédito que temos na praça, pois os nossos fornecedores sabem que encontraremos formas de financiamento».

Município quer criar rede concelhia de alojamento e internamento de seniores

Câmara de Belmonte vai construir lares para idosos

Sobre o autor

Leave a Reply