O município de Almeida e a Águas do Zêzere e Côa (AdZC) foram duas das 61 entidades distinguidas com o Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano.
A cerimónia de entrega dos prémios teve lugar no Lagoas Park hotel, em Oeiras no passado dia 27 de novembro, incluída na 8ª Expo Conferência da Água que o jornal Água & Ambiente (publicação do Grupo About Media) organizou, subordinada ao tema “Soluções para a Sustentabilidade do Sector da Água”. Pela primeira vez foram atribuídos os Prémios de Qualidade de Serviço em Águas e Resíduos e os Selos de Qualidade de Água para Consumo Humano.
A parceria entre o Jornal Água & Ambiente e a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), com a colaboração de reconhecidas associações técnico-científicas como a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB) e a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), e também de um centro de investigação de referência, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), pretende contribuir para a melhoria da qualidade do serviço através da criação e da atribuição anual dos selos e prémios de qualidade dos serviços de águas e resíduos, que são objeto de um regulamento. Esta iniciativa tem como objetivo identificar, premiar e divulgar casos portugueses de referência relativos à qualidade dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos. Neste contexto, a Câmara de Almeida, a única do distrito da Guarda distinguida, recebeu o Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano, por ter cumprido um conjunto de requisitos, tal como sucedeu com a Águas do Zêzere e Côa, o sistema multimunicipal de abastecimento e saneamento na região.