Arquivo

Câmara da Guarda obrigada a substituir BES pelo Crédito Agrícola para empréstimo de 6,9 milhões

Novo Banco suspendeu todas as ações de crédito e retirou-se do procedimento lançado pela autarquia para obter os 12,9 milhões necessários para o plano de saneamento financeiro já aprovado

O Novo Banco, que sucedeu ao BES, suspendeu todas as ações de crédito e já não vai dar seguimento ao pedido de empréstimo de 6,9 milhões aprovado pela Câmara da Guarda. Confrontado com esta nega de última hora, o executivo deliberou anteontem recorrer à Caixa de Crédito Agrícola, que tinha apresentado a terceira melhor proposta no âmbito da consulta à banca que a autarquia lançou para conseguir os 12,9 milhões de euros necessários para o plano de saneamento financeiro já aprovado. O BPI vai emprestar os restantes 6 milhões.

«Assim que fomos informados da decisão do Novo Banco solicitámos ao Crédito Agrícola se acompanhava as condições oferecidas pelo ex-BES, nomeadamente em termos de “spread” [que baixa de 3,5 para 3,4 por cento], e eles aceitaram pelo que o empréstimo de 6,9 milhões será contratualizado junto daquela entidade», declarou Álvaro Amaro no final da reunião de Câmara. Após a aprovação do executivo, a alteração ao contrato vai ser levada à Assembleia Municipal agendada para o final de setembro para aprovação. «Uns juristas dizem que não será necessária nova votação, outros alegam o contrário, mas, pelo sim, pelo não, decidimos agendar o assunto, até porque precisamos que o Tribunal de Contas se pronuncie rapidamente sobre estes empréstimos», acrescentou o autarca. Segundo o presidente do município, este contratempo atrasa a contração do empréstimo de 12,9 milhões de euros: «Perdemos um mês que não estava nas nossas previsões», admitiu Álvaro Amaro.

Na passada terça-feria, a autarquia anunciou a entrada em funcionamento do Gabinete de Apoio ao Munícipe, que funciona no rés-do-chão da torre do relógio dos Paços do Concelho. O objetivo desta estrutura é oferecer uma resposta «competente, rápida, adequada e personalizada às questões e pedidos» dos cidadãos, referiu o presidente, acrescentando que este serviço vai funcionar em articulação com a receção e o balcão único de atendimento. «Este novo gabinete é criado a pensar nas necessidades e expectativas dos guardenses e de todos os cidadãos que, por motivos pessoais ou profissionais, tenham que se relacionar com a autarquia», justificou Álvaro Amaro. Nesse sentido, o gabinete trabalhará em articulação com os restantes serviços autárquicos de forma a contribuir para «uma melhoria contínua da qualidade dos serviços da Câmara», acrescentou.

O gabinete funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h30, mas além do atendimento presencial ou telefónico (através da Linha Verde 800 216 800, um número gratuito), será possível recorrer ao mesmo através de email ou carta. «Os técnicos afetos a este serviço vão estar capacitados para prestar informação atualizada aos munícipes sobre o seu processo de reclamação, sugestão ou relativo a qualquer requerimento, no que diz respeito à sua tramitação e até à sua conclusão», adiantou Álvaro Amaro, que, com a disponibilização deste serviço, diz ter terminado «a chamada agenda dos técnicos».

Luis Martins Gabinete de Apoio ao Munícipe foi inaugurada na terça-feira

Sobre o autor

Leave a Reply