Arquivo

Câmara da Guarda deixa escapar campo do Mileu por 1 euro

Particular ofereceu 40.001 euros pelo terreno, mas autarquia já recorreu da hasta pública alegando que licitou um valor superior que não foi validado pelas Finanças

Um euro bastou para um particular, cuja identidade ainda não foi revelada, comprar o campo de futebol do Mileu Guarda Sport Clube na passada quarta-feira. Num inesperado volta face, o privado cobriu a proposta da autarquia, que tinha oferecido 40 mil euros, e por 40.001 euros ficou dono do António dos Santos, situado num terreno com 13.300 metros quadrados de área total no parque industrial da cidade e exclusivamente destinado a campo de futebol.

O espaço foi vendido no terceiro leilão online organizado pela Direção de Finanças da Guarda, mas até agora não tinham aparecido comparadores. O campo estava penhorado por dívidas do clube ao fisco, que já eram da ordem dos 117 mil euros. Na quarta-feira, a autarquia tinha tudo preparado para adquirir o campo e, tendo em conta o histórico do processo, não contava muito que houvesse mais interessados. Contudo, o inesperado aconteceu e um privado entrou em liça após o município ter licitado 40.000 euros. Ofereceu mais um euro e isso bastou para colocar a Câmara fora de jogo. Posteriormente, aos jornalistas, Álvaro Amaro anunciou que iria contestar a hasta pública – o que já fez – porque a autarquia apresentou nova proposta, de 50 mil euros, «quando faltavam 30 segundos para terminar a venda» e que não foi validada pelas Finanças.

Na contestação, a que O INTERIOR teve acesso, o município considera que se as Finanças validarem a «proposta que se encontra neste momento em primeiro lugar, caso e por mera hipótese académica não fosse aceite a pretensão do município, (…), estariam a alienar o referido bem para satisfação de interesses privados, apenas pela diferença de um euro, o que prejudica gravemente os interesses do município». De resto, Álvaro Amaro já prometeu ir «até às últimas consequências» porque «nenhuma máquina pode substituir a mente humana». «Surpreendido» e «desiludido» com este desfecho está o presidente da direção do Mileu Guarda. Armindo Maia disse a O INTERIOR que o clube ainda não foi contactado pelo novo proprietário do campo: «Dizem que é de Pombal, mas oficialmente não sabemos de nada. O que desconfiamos é que não foi para jogar à bola que esse particular comprou o campo», declara o dirigente.

O responsável recorda, no entanto, que o terreno não permite a construção ou outro uso urbanístico. «Não sabemos o que o comprador pretende fazer, mas o Mileu vai utilizar o campo até ao final da época a não ser que nos impeça», afirma Armindo Maia, adiantando que espera que a Câmara «não deixe fugir» o terreno. «A autarquia recorreu da hasta pública e, segundo nos foi dito, se isso não for suficiente a última hipótese é negociar com quem o comprou porque aquilo só dá para a prática desportiva», acrescenta o presidente do Mileu. Recorde-se que o município deliberou na última reunião do executivo adquirir o campo António dos Santos para o disponibilizar para a prática desportiva. Na altura, Álvaro Amaro justificou a decisão com o facto de, atualmente, «a procura por campos de futebol é superior à oferta de espaços disponíveis na Guarda».

Conforme O INTERIOR noticiou, o clube da Póvoa do Mileu, bairro da cidade, foi executado pelo fisco há mais de 15 anos, quando a equipa principal disputou o Nacional da IIIª Divisão e nunca declarou os ordenados dos jogadores. Atualmente a dívida ascende a 116.937 euros e para a liquidar as Finanças colocaram o campo de futebol à venda, inicialmente por 274.570 euros, mas os dois leilões realizados ficaram desertos. Há quinze dias, como divulgou O INTERIOR, tinha sido lançada uma campanha para ajudar o Mileu a comprar campo penhorado pelas Finanças. Na página do Facebook do movimento (www.facebook.com/Vamos-Ajudar-o-Mileu-1500728580222561/?hc_location=ufi) há mensagens onde se estranha o facto da Câmara só ter oferecido «40 mil euros se estavam dispostos a oferecer 50.000». Mas também se pergunta «quem é o comprador mistério?» e se apela à mobilização dos simpatizantes do clube para «não deixar que haja quem ganhe dinheiro à custa do Mileu e do seu campo».

Luis Martins Inicialmente, o Campo António dos Santos tinha sido colocado à venda por 274.570 euros

Sobre o autor

Leave a Reply