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Câmara da Covilhã paga 75 mil euros à Covibus por dois meses

Transcovilhã asseguraria transição nos “urbanos” da Covilhã a custo zero, cobrando apenas títulos de idosos e estudantes

A Câmara da Covilhã deliberou, na última reunião do executivo, pagar 75 mil euros à Covibus por dois meses do serviço de transportes colectivos urbanos. Esta decisão contraria um dos objectivos – a redução de custos – do contrato provisório estabelecido entre as partes. Além disso, O INTERIOR apurou que a anterior concessionária asseguraria o serviço transitoriamente nas mesmas condições em que estava a ser feito até aqui, ou seja, sem qualquer compensação financeira e cobrando apenas títulos referentes a estudantes e idosos.

Numa altura em que a nova concessão ainda aguarda o visto do Tribunal de Contas para poder avançar e a Covibus já está a operar, desde o início do mês, Carlos Pinto explicou que o município quis dar a oportunidade à futura concessionária de poder «começar a identificar-se com o serviço que vai depois assumir em pleno». O início da prestação do serviço pela Covibus tem sido marcado, de resto, por queixas dos utentes, nomeadamente em relação aos autocarros que estão a circular, que são velhos, atrasos no cumprimento de horários e avarias das viaturas. Estas avarias, recorde-se, já levaram mesmo à perda de seis viaturas da frota da empresa, que teve de recorrer à UTC (União de Transportes dos Carvalhos) para poder continuar a assegurar o serviço. Ao que O INTERIOR apurou, a Covibus está a pagar um total de 900 euros por dia pelos seis autocarros daquela empresa do concelho de Gaia.

A ideia deste contrato de dois meses é a de que a Covibus possa «afinar» aspectos como os circuitos ou os horários nesta fase, disse Carlos Pinto na reunião de Câmara. Além disso, a autarquia espera conseguir «uma economia de recursos» financeiros. A Covibus vai receber assim mais de mil euros por dia pela prestação do serviço nesta fase transitória, valor a que acresce ainda IVA – e que corresponde àquilo que o município vai desembolsar durante a concessão. Para além desta compensação financeira, a futura concessionária conta ainda com as receitas dos bilhetes. No caso da anterior, constituída pelo consórcio Auto-Transportes do Fundão e Joalto, o negócio assentava, desde sempre, na obtenção de receitas exclusivamente por via da venda de bilhetes aos passageiros e ainda ao pagamento de títulos e passes referentes a idosos e estudantes por parte da Câmara da Covilhã.

A compensação financeira é uma novidade da próxima concessão, tendo todos os consórcios que se apresentaram a concurso público apresentado propostas nesse sentido. Esta compensação destina-se a fazer face à condição imposta pela Câmara da próxima concessionária ter de reforçar a frequência de autocarros e de criar novos circuitos. Para já, a Covibus fez apenas pequenas alterações nos horários e nos circuitos, mas não correspondendo ainda àquilo a que se propõe fazer aquando do arranque da concessão. Ainda durante a reunião do executivo da última sexta-feira, Carlos Pinto disse que «o IMTT informou que a empresa não estava legitimada» para efectuar o serviço, por falta de licença de transporte de passageiros. No entanto, fonte do consórcio garante que a Transcovilhã «tem a licença».

Autarquia paga à futura concessionária mais de 1.000 euros por dia

Câmara da Covilhã paga 75 mil euros à
        Covibus por dois meses

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