Arquivo

Caloiros da UBI associam-se às comemorações do Dia da Cidade

Câmara da Covilhã vai homenagear duas personalidades e três instituições com medalha de mérito municipal a 20 de Outubro

As comemorações do 134º aniversário da cidade da Covilhã, a 20 de Outubro, associam-se este ano aos estudantes da Universidade da Beira Interior, integrando a tradicional latada dos caloiros, que habitualmente se realizava em Novembro.

Para além das sessões comemorativas, entre as quais se destaca a cerimónia de entrega de medalhas de mérito a personalidades e instituições da cidade, a tarde do dia 20 será preenchida com o desfile dos universitários pelas ruas da Covilhã no tradicional cortejo de integração dos caloiros. «Esta colaboração tem todo o sentido porque a Associação Académica da UBI tem um peso extremamente importante na dinamização da vida cultural e festiva da Covilhã», salienta o vice-presidente da autarquia, Alçada Rosa. À parte deste desfile, o Dia da Cidade será ainda marcado pela sessão solene da Assembleia Municipal e pela entrega de medalhas de mérito municipal ao provedor da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, José Mesquita Nunes, e a homenagem póstuma a Alfredo Pinto da Silva, militante do PS, presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela durante muitos anos, deputado à Assembleia Constituinte, presidente da Assembleia Municipal da Covilhã e candidato à Câmara e vereador. A Santa Casa da Misericórdia, o Rotary Club e a Associação Cristã da Mocidade (ACM) serão as três instituições distinguidas pelo seu trabalho em prol da comunidade.

O edifício da APAE Campos Melo – Associação dos Antigos Professores, Alunos e Empregados da Escola Campos Melo da Covilhã, da autoria de Nuno Teotónio Pereira, Pedro Botelho e Luís Borges da Gama, será também inaugurado no dia 20 de Outubro. Mas as comemorações prolongam-se este ano até 25 de Outubro com novas inaugurações, a X Feira de Trocas, o Encontro de Coleccionadores e o 12º Grande Prémio de Atletismo “Carlos Salgueiro”, no Refúgio. “Personagens com História”, do Grupo de Teatro do Sótão, na Biblioteca Municipal e inserido no Programa de Itinerâncias Culturais do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, e o musical “Jesus Christ Super Star”, pela Companhia de Teatro Brno, no Teatro-Cine completam o programa. Quanto à tradicional Recepção ao Caloiro, para além da latada e da serenata, a festa contempla os famosos concertos e arraiais no pavilhão da Anil de 17 a 23 de Outubro. Quim Barreiros, Xutos & Pontapés, Mercado Negro, Terracota, Da Weasel, Fingertips e Quinta do Bill são os nomes mais sonantes deste cartaz, recheado ainda com outras bandas menos conhecidas e com a animação dos DJ’s durante todas as noites de espectáculos.

Sobre o autor

Leave a Reply