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Call center de Castelo Branco reabre depois dos despedimentos

O centro de atendimento telefónico da Segurança Social em Castelo Branco volta a estar ativo esta semana, agora com apenas 50 trabalhadores e com salários mais baixos.

O centro de atendimento telefónico da Segurança Social de Castelo Branco vai voltar a funcionar esta semana com 50 posições, revelou fonte do Instituto da Segurança Social (ISS).

O Governo decidiu encerrar o centro no final de junho, o que levou ao despedimento de 400 trabalhadores, considerando que o modelo de funcionamento era «insustentável financeiramente», como referiu na ocasião o ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares. Entretanto, o atendimento telefónico foi redistribuído por funcionários da Segurança Social noutros pontos do país, ao mesmo tempo que era anunciado que o centro reabriria em meados de julho, apenas com 50 trabalhadores, e seria entregue a uma empresa durante quatro meses, até estar concluído o concurso público internacional para novo período de concessão, que prevê uma redução de custos.

O processo burocrático para esta concessão intermédia está concluído, e os operadores iniciam funções esta semana. São cerca de meia centena de pessoas que haviam sido contratadas com apoios do Estado na anterior fase de funcionamento do centro de atendimento, e aos quais foi proposta a rescisão por mútuo acordo, sem direito a desemprego, para agora serem contratados até dezembro. Estes trabalhadores vão receber menos do que recebiam antes, sendo que o salário base baixa de 520 para 500 euros e o subsídio de alimentação desce de seis para 4,27 euros. Estas 50 pessoas estiveram já a receber formação ontem e na segunda-feira.

Entretanto, os 231 ex-trabalhadores efetivos, englobados num processo de despedimento coletivo, já receberam as cartas com a indicação dos valores das indemnizações. O vínculo à entidade patronal (a empresa de recursos humanos RHmais) termina a 15 de agosto e a partir daquela data têm acesso ao subsídio de desemprego.

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