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Call center de Castelo Branco reabre depois dos despedimentos

O centro de atendimento telefónico da Segurança Social de Castelo Branco voltou a funcionar na semana passada com 50 posições, revelou fonte do Instituto da Segurança Social (ISS).

O Governo decidiu encerrar o “call center” no final de junho, o que levou ao despedimento de 400 trabalhadores, considerando que o modelo de funcionamento era «insustentável financeiramente», como referiu na ocasião o ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares. Entretanto, o atendimento telefónico foi redistribuído por funcionários da Segurança Social noutros pontos do país, ao mesmo tempo que era anunciado que o centro reabriria em meados de julho, apenas com 50 trabalhadores, e seria entregue a uma empresa durante quatro meses, até estar concluído o concurso público internacional para novo período de concessão, que prevê uma redução de custos. Os trabalhadores agora contratados até dezembro fazem parte dos despedidos, aos quais foi proposta a rescisão por mútuo acordo, sem direito a desemprego. Vão receber menos do que recebiam antes, sendo que o salário base baixa de 520 para 500 euros e o subsídio de alimentação desce de seis para 4,27 euros. Entretanto, os 231 ex-trabalhadores efetivos, englobados num processo de despedimento coletivo, já receberam as cartas com a indicação dos valores das indemnizações e a partir de 15 de agosto têm acesso ao subsídio de desemprego.

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