Arquivo

Cabeço das Fráguas analisado no Museu

Investigadores portugueses, espanhóis e alemães participam em jornada científica sobre os últimos achados arqueológicos naquele antigo santuário

O Instituto Arqueológico Alemão de Madrid, em colaboração com o Museu da Guarda e o Centro de Estudos Ibéricos, promovem amanhã uma jornada sobre a investigação desenvolvida na estação arqueológica do Cabeço das Fráguas (Quinta de São Domingos, Guarda).

A sessão decorre durante todo o dia, com início às 9h30, no museu e pretende analisar este espaço de santuário, à luz dos novos dados obtidos, e enquadrá-lo no seu contexto regional, cronológico e temático. Participam investigadores e estudiosos luso-espanhóis e alemães desta temática. O encontro é organizado no âmbito da exposição “Porcom, Oilam, Taurom. Cabeço das Fráguas: o santuário no seu contexto”, que está patente naquela instituição até 31 de Maio. Organizada pelo Instituto Arqueológico Alemão e pelo Museu da Guarda, a mostra revela, pela primeira vez, o molde da inscrição rupestre em língua lusitana identificada no local, salvaguardando desta forma este importante texto epigráfico e facilitando o seu acesso, até agora muito difícil, a investigadores e eruditos.

Sobre o autor

Leave a Reply