O triatleta do Clube de Futebol “Os Belenenses”, o fundanense Bruno Pais, conquistou na última segunda-feira a medalha de bronze na Taça do Mundo, competição disputada em Corner Brook, Canadá. Bruno Pais foi o representante nacional na maior etapa do triatlo mundial.
Em primeiro lugar ficou o britânico Tim Don, número um do “ranking” mundial, enquanto o norte-americano Victor Hugo Plata acabou por conquistar a segunda posição. Apenas 46 segundos separaram Bruno Pais do vencedor. O atleta do Belenenses perdeu algum tempo para os primeiros classificados no segmento de natação. Mas na prova de atletismo, deu um verdadeiro recital: fez o melhor parcial, assumindo uma perseguição ao francês Frank Bignet e ao atleta da Estónia Marko Alberto. No segmento de ciclismo, Bruno Pais continuou em grande e, no final da primeira volta, corria já na sexta posição com o francês Samuel Pierreclaud. Ambos mantiveram-se lado-a-lado até ao final e sprintaram para a medalha de bronze. Bruno Pais levou a melhor e conseguiu um resultado absolutamente fantástico. Até hoje o melhor resultado de um português na Taça do Mundo tinha sido um 13º lugar, igualmente obtido por Bruno Pais no Japão, em 2004.
Graças a este terceiro lugar, o atleta do Belenenses sobe ao 14º lugar do “ranking” mundial, onde há apenas três europeus nos 15 primeiros. São eles Tim Don (1º), Volodimir Polikarpenko (ucraniano, uma das maiores figuras do triatlo mundial) e o português Bruno Pais. Também a triatleta Vanessa Fernandes, do Clube de Triatlo de Perosinho, levou a melhor no Campeonato da Europa da categoria de sub-23, que se disputou em Sofia (Bulgária). A triatleta não teve qualquer pudor em assumir a liderança da prova desde o tiro de partida e sagrou-se bi-campeã da Europa de Sub-23. Aliás, a jovem triatleta era tida como a principal candidata à vitória e é já uma referência para as adversárias da sua idade.