Arquivo

Brócolos escondiam quase três milhões de cigarros

Nervosismo do camionista chamou a atenção da Guarda Fiscal de Vilar Formoso, que efectuou a maior apreensão de tabaco de contrabando do ano

A fronteira de Vilar Formoso continua a bater recordes na apreensão de tabaco de contrabando. Desta vez a Guarda Fiscal descobriu perto de três milhões de cigarros, de diferentes marcas, num camião que se preparava para viajar para Espanha. Brócolos em mau estado de conservação e o nervosismo do motorista fizeram o resto, originando, na passada quinta-feira, a maior apreensão de tabaco do ano. A mercadoria estava escondida atrás das paletes de legumes e destinar-se-ia ao mercado do país vizinho, desconfiam as autoridades.

Segundo o tenente Marco Pina, o valor presumível dos 150 mil maços é superior a 375 mil euros, estimando-se que represente uma fuga ao imposto especial sobre o consumo de 230 mil euros, mais 78 mil relativos ao IVA. O camionista, de 49 anos, natural de Fornos de Algodres, é reincidente neste ilícito, já que, em Setembro, foi detido na mesma fronteira quando se preparava para introduzir no nosso país cerca de dois milhões de cigarros. Na altura o tribunal deixou-o ir em liberdade, tendo apenas ficado obrigado a apresentações periódicas no posto da GNR da sua área de residência. Mas desta vez o juiz da Comarca de Almeida decretou a sua prisão preventiva enquanto decorrem as investigações. É, por enquanto, o único arguido deste caso pelo crime de tentativa de introdução fraudulenta no consumo. O comandante do Grupo Fiscal de Coimbra referiu que esta apreensão ocorreu por «mero acaso», durante uma operação de rotina de fiscalização de mercadorias no parque TIR de Vilar Formoso.

«Uma patrulha detectou as passagens sucessivas de um camião sem o reboque acoplado e suspeitou que estaria a controlar a permanência dos agentes no local», começou por dizer o oficial. Depois de interceptado, o motorista mostrou algum nervosismo e foi reconhecido por ter sido detido em Setembro. O que aumentou a desconfiança dos guardas, pelo que a vigilância foi reforçada na vila, nos locais habituais de estacionamento de pesados, até ser encontrado um semi-reboque frigorífico desatrelado, junto a uma superfície comercial, registado em nome de uma transportadora de Fornos de Algodres. Ao princípio da noite de quinta-feira, quando o suspeito se preparava para atrelar a galera, a Guarda Fiscal entrou novamente em acção e acabou por revistar o semi-reboque, aparentemente carregado de brócolos procedentes da zona Oeste com destino a Espanha. «Como o motorista estava cada vez mais nervoso, intensificámos a fiscalização e vimos que os legumes apresentavam já um aspecto meio amarelado e até algum bolor, o que significava que estavam carregados há alguns dias», revelou o tenente Marco Pina. Foi então contactada a empresa de onde eram alegadamente provenientes os brócolos, que disse desconhecer a transacção e a transportadora em causa. «Perante estes factos descarregámos o veículo para uma vistoria mais aprofundada e descobrimos, para além dos brócolos, mais 17 paletes contendo caixas com volumes de tabaco», acrescentou.

Luis Martins

Sobre o autor

Leave a Reply