A Brigada de Trânsito da GNR da Guarda mudou-se na passada terça-feira para as novas instalações nos arredores da cidade, o que corresponde a um desejo antigo da corporação.
Segundo o comandante da BT da GNR da Guarda, o tenente Bruno Gonçalves, a mudança acontece cerca de 30 anos após a instalação do Destacamento de Trânsito. «É a satisfação de uma necessidade muito grande em mudar de instalações. Não tínhamos instalações dignas ao nível de espaço nem de conforto», afirmou.
O comandante disse também que a localização do anterior edifício, no Largo General Humberto Delgado, no centro da cidade, não tinha as melhores condições de operacionalidade. «A localização era péssima, uma vez que ficava no centro da cidade e as vias de patrulhamento são no exterior», referiu.
A “nova casa” da BT, uma moradia junto da rotunda do nó de Pinhel, próximo do acesso às auto-estradas A-23 (Guarda/Torres Novas) e A-25 (Vilar Formoso/Aveiro), tem uma localização privilegiada, defende o tenente Bruno Gonçalves. «Fica precisamente na intercepção das duas auto- estradas que cruzam o distrito da Guarda», sublinha. Além disso, acrescenta, o novo edifício tem «mais espaço, mais conforto, aquecimento central e um amplo espaço de aparcamento asfaltado».
A falta de espaço e de um parque de estacionamento com condições eram algumas das críticas apontadas às antigas instalações do Destacamento de Trânsito da Guarda, que conta actualmente com um efectivo de 70 militares. Porém, apesar da mudança de “casa” não está previsto o aumento do número de efectivos. «A curto prazo não temos notícias de reforço, mas tendo em conta que agora temos condições para receber mais efectivos, nada se opõe a que isso aconteça no futuro», disse Bruno Gonçalves.
As novas instalações da BT da GNR da Guarda são arrendadas, mas o mesmo responsável não revela o valor pago mensalmente pela corporação. O edifício será inaugurado em data a anunciar.