Arquivo

Brasil e Castilla y León em destaque na FIT

O primeiro-ministro António Costa inaugura hoje (19 horas) a terceira edição da Feira Ibérica de Turismo (FIT), que se realiza na Guarda até domingo e tem o Brasil e a comunidade espanhola de Castilla y León como convidados.

«A vinda do chefe do Governo é o reconhecimento ao mais alto nível de que se trata de uma marca muito forte para a economia nacional», considera o presidente da Câmara Álvaro Amaro. A realizar no Parque Urbano do Rio Diz, o certame organizado pela autarquia conta com a participação de 126 expositores portugueses e espanhóis em representação de regiões de turismo, agências de viagens, hotéis, termas, associações de municípios, autarquias, empresas ligadas ao desporto de aventura, gastronomia e artesanato. A terceira edição já é considerada a maior desde a criação da FIT, em 2014. «Este ano temos 7.500 metros quadrados de área coberta, há mais uma tenda com 500 metros quadrados para o turismo de natureza e mesmo assim fomos obrigados a não aceitar 64 inscrições», revelou o autarca na apresentação do evento.

«Não quero que estes interessados não possam estar numa próxima edição da feira», acrescentou Álvaro Amaro, para quem a FIT é «uma marca que já está muito para além das fronteiras da Guarda, até mesmo de Portugal». Segundo a organização, o evento vai custar cerca de 230 mil euros, comparticipados em 85 por cento pelo PROVERE e por uma previsão de receitas da ordem dos 50 mil euros. A Câmara estima ainda ultrapassar os 25 mil visitantes com bilhetes a dois euros (diário) e cinco euros (geral) – as crianças até aos 12 anos não pagam. O programa da FIT contempla ainda concertos (The Dixie Band, Edu Miranda Trio, Átoa e On the Soul), sessões de “showcooking”, atividades desportivas ao ar livre, “workshops”, animação de rua, instalações artísticas e caminhadas, entre outras atividades paralelas.

Sobre o autor

Leave a Reply