Arquivo

Bombeiros de Trancoso receberam nova viatura

Projecto do novo quartel vai ser candidatado ao QREN

Os Bombeiros de Trancoso receberam uma nova viatura. A entrega foi feita no último domingo pelo presidente da autarquia, Júlio Sarmento, para quem este novo meio «reforça a operacionalidade» dos voluntários locais.

Segundo o edil, trata-se de «uma viatura operacional destinada ao comando e, simultaneamente, à primeira intervenção». Por sua vez, José Nascimento, presidente da direcção dos Voluntários de Trancoso, realçou também a importância desta nova viatura dizendo que «há que aumentar a quantidade e a qualidade dos meios materiais e pessoais, caso contrário não é possível dar resposta às carências, às necessidades e às exigências que a sociedade impõe aos bombeiros». O dirigente disse ainda que a corporação não possuía nenhuma viatura ligeira, tendo o veículo oferecido vindo colmatar as dificuldades de aceder a locais onde os carros pesados não conseguem chegar. Esta é uma das três viaturas que a autarquia adquiriu através do programa INTERREG, uma das quais já foi entregue à corporação de Vila Franca das Naves. A outra ficará para o gabinete de Protecção Civil Municipal. O investimento ronda os 80 mil euros, sendo que cada uma delas custou cerca de 25 mil euros.

Entretanto, o presidente dos voluntários aproveitou para realçar a necessidade de um novo quartel, cujo projecto será candidatado ao novo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). «É preciso que o Governo viabilize a candidatura, como aconteceu com o quartel de Vila Franca das Naves, e, se isso acontecer, é possível que seja uma realidade», respondeu Júlio Sarmento. De resto, a Câmara já disponibilizou um terreno para a construção do edifício, «com boas acessibilidades e poderá estar próximo da principal saída de Trancoso para o futuro IP2. Parece-nos uma boa localização, mas a última palavra é dos bombeiros», acrescentou.

Sobre o autor

Leave a Reply