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Bombeiros abrem concurso para adquirir veículo polivalente

Limpa-neves

Deverá ser lançado esta semana o concurso público internacional para aquisição de um limpa-neves para a Guarda. O procedimento é da responsabilidade dos bombeiros voluntários locais, que esperam contar com o veículo já em setembro.

O objetivo é adquirir uma viatura polivalente, que funcionará como limpa-neves no Inverno e poderá ser utilizada noutras situações de emergência pela corporação no resto do ano. Segundo o caderno de encargos, o veículo estará equipado com uma grua e sistema de elevação de contentores, equipamento limpa-neves (pá, depósito e espalhador de sal) e instrumentos vocacionados para a área do desencarceramento de veículos pesados e incêndios industriais. O preço-base do concurso é de 300 mil euros, sendo adquirido no âmbito de uma candidatura a fundos comunitários, já aprovada, através do programa Mais Centro. A contrapartida nacional de 80 mil euros foi assegurada pelo último governador civil da Guarda, Santinho Pacheco, para esse fim.

A aquisição de um limpa-neves remonta a 2011, num processo que juntou os bombeiros, a Câmara da Guarda, o Governo Civil, a Unidade Local de Saúde e a Estradas de Portugal. Mas a candidatura teve que ser reformulada e assumida unicamente pelos voluntários. O veículo será propriedade da Associação Humanitária, que o vai ceder à autarquia, mediante protocolo, para auxiliar a Proteção Civil municipal em dias de neve.

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