Arquivo

“Bombeiro por um dia” na Guarda

Ação destina-se a jovens institucionalizados e decorre nos três últimos sábados deste mês

Nos próximos dias 12, 19 e 26 de maio, cerca de 80 jovens de instituições de solidariedade social do concelho da Guarda poderão experimentar, por algumas horas, o que é ser bombeiro. A iniciativa é da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Egitanienses (AHBVE) e vai envolver crianças e jovens dos 6 aos 18 anos das instituições Nascer, Refúgio Ana Luísa, Aldeia SOS, Casa da Sagrada Família, Casa de Trabalho Jesus Maria José e Oficinas de São Miguel.

Luís Borges, presidente da direção da AHBVE, salienta que esta ação surge porque «as associações humanitárias estão tradicionalmente ligadas à emergência e ao socorro do cidadão e queremos complementar isso com o socorro a situações de emergência social». O objetivo é «serem os bombeiros a ir em busca da população, em vez de ser a população a solicitar o nosso auxílio», declarou na apresentação da iniciativa na passada quinta-feira. Trata-se de proporcionar «um dia diferente a jovens institucionalizados e carenciados em termos familiares na companhia dos bombeiros, que geralmente são uma figura agradável aos olhos dos mais novos», afirmou, por sua vez, Maria José Costa. As sessões incluem uma parte pedagógica, em que se falará sobre o que é o bombeiro, o seu papel na sociedade e sobre a história dos voluntários em Portugal e na Guarda, e a visita ao quartel.

«Aí, as crianças poderão contactar com os carros e com o material que os bombeiros usam diariamente nas suas atividade», acrescentou a responsável, referindo que a jornada termina com um lanche oferecido em colaboração com algumas pastelarias da cidade. Os jovens terão ainda direito a um certificado que lhes recordará a iniciativa. Além destas atividades lúdicas, está prevista uma recolha de bens e produtos que serão entregues às instituições envolvidas. Por isso, os bombeiros da Guarda apelam à colaboração de todos com a entrega no quartel de «roupas e calçado para rapaz e rapariga, artigos para bebé, material escolar, e também alimentos como arroz, cereais e enlatados».

Entretanto, a Autoridade Nacional de Proteção Civil homologou o processo de nomeação do novo comandante Paulo Sequeira. A tomada de posse está marcada para amanhã, às 21 horas, no salão nobre da AHBVE.

Atividade prevê uma recolha de bens e produtos

“Bombeiro por um dia” na Guarda

Sobre o autor

Leave a Reply