O médico Ladislau Patrício (1883-1967) é o autor em destaque em junho na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), na Guarda.
O também diretor do Sanatório Sousa Martins escreveu obras de poesia, simples e de carácter lírico, dramaturgia e ensaios, mas sobretudo textos na área da medicina em conferências ou crónicas publicadas n’“O Médico” ou n’“O Jornal Médico”. Outra exposição patente na BMEL intitula-se “A Raia Rota: dois povos, um empenho”. Esta mostra fotográfica é organizada pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI) e pode ser vista até 7 de julho. A 11 de junho arranca a campanha de recolha de manuais escolares “Ler e Reler”, que tem por objetivo a reutilização e partilha destes livros entre os guardenses. A recolha decorre até 31 de julho sendo depois criada uma base de dados com os títulos disponíveis que será divulgada no início de setembro na biblioteca e nas páginas web da BMEL e Câmara. No ano passado foram entregues mais de 500 manuais escolares, adianta a biblioteca.
As jornadas ibéricas “A Criança e a Leitura: experiências estratégias e desafios”, que decorrem no dia 6, são outro destaque deste mês. A iniciativa é co-organizada pelo CEI e a BMEL e tem como destinatários professores, educadores, técnicos de biblioteca, promotores de leitura e público em geral. Com o bom tempo estão também de regresso atividades como os “Piqueniques Literários” nos dias 21, 26 e 28 nos espaços verdes da biblioteca, enquanto os mais novos (dos 6 aos 10 anos) poderão passar a noite de 29 para 30 na BMEL a ouvir histórias, a participar num “bibliopaper”, em jogos lúdicos e em diversos ateliers. Junho conta ainda com mais duas apresentações de livros. São eles “Sopros da Alma”, de Alda Carvalho (dia 22), e “As Gémeas da Lua”, de Manuela Fonseca, com ilustrações de Evelina Coelho (dia 30). Além destas, a BMEL realiza as habituais atividades fixas de promoção do livro e da leitura.