Arquivo

BMEL promove concurso de contos

Poeta e jornalista António Monteiro da Fonseca é o autor em destaque este mês na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço

A segunda edição do concurso de contos e uma mostra bibliográfica sobre a obra de António Monteiro da Fonseca (1895-1986) são as atividades em destaque na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), na Guarda, este mês.

O autor, natural de Casal de Cinza, tem uma profícua obra poética, onde está patente uma grande preocupação pelos valores humanos de esperança, justiça e o respeito pelas coisas e pelas gentes, bem como a religiosidade e a ideia de Deus. Destacou-se ainda no jornalismo local, onde se empenhou nas causas da e pela cidade da Guarda. A BMEL promove ainda, entre 13 de fevereiro e 9 de março, o IIº concurso de contos cujo tema é a água. A iniciativa destina-se aos alunos das escolas do concelho do 3º e 4º anos do primeiro ciclo do ensino básico e 5º e 6º anos do segundo ciclo. O regulamento pode ser consultado em www.bmel.pt e os trabalhos devem ser entregues na BMEL até 9 de março.

Já nos dias 6, 7, 9, 14 e 17 será exibido o documentário com Eduardo Lourenço “Regresso sem Fim” para várias turmas das secundárias da Sé e Afonso de Albuquerque. O filme é uma co-produção CEI-RTP2, realizado por Anabela Saint-Maurice, que retrata a relação de Eduardo Lourenço com as suas origens (S. Pedro do Rio Seco) e a cultura, através de uma abordagem literária que conta com a participação de escritores consagrados como Gonçalo M. Tavares, Hélia Correia e Pedro Mexia. No dia 25 haverá uma formação orientada por Inês Pupo sobre as competências na área da promoção da leitura entre crianças, pré-adolescentes e adolescentes, em articulação com os objetivos do Plano Nacional de Leitura. Como é habitual, a BMEL repete as suas atividades fixas de promoção da leitura, enquanto as exposições “Coração de Mãe” e “Fotomaton” ainda podem ser visitadas até ao final deste mês.

Sobre o autor

Leave a Reply