“A Guarda na Literatura” é o destaque de novembro na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, que apresenta uma mostra bibliográfica sobre a literatura da Guarda e a Guarda na literatura.
Saber quem são os escritores guardenses e promover a leitura dos seus escritos para «se entender onde e como se inspiraram ou como viajaram pela Guarda, através dos tempos», é um dos propósitos. Outra proposta deste mês intitula-se “Crianças no Mundo com Direitos” e é uma exposição itinerante do Instituto de Apoio à Criança que pretende informar e consciencializar jovens, professores e pais sobre o que falta fazer em torno dos Direitos da Criança. Os conteúdos foram elaborados por crianças e jovens de várias escolas do país e a conceção gráfica é da autoria dos alunos de Design Gráfico da EPI – Escola Profissional de Imagem. Nos dias 9 e 10, Susana Silvestre orientará a formação “Ler antes de saber ler: experiências literácitas dos bebés entre os 9 meses e os 3 anos, em contexto de biblioteca pública”.
No dia 26, véspera do Dia da Cidade, que comemora 813 anos, a BMEL organiza “Entre Páginas”, uma mostra em torno dos livros doados por Eduardo Lourenço à biblioteca da Guarda que será complementada com uma conversa acerca de livros, de literatura e de Eduardo Lourenço, conduzida por António José Dias de Almeida. Nesse dia abrirá portas na BMEL a Livraria Municipal. Dois dias depois será apresentado o livro “Portugalmente – Peregrinação da Lapa a Riba-Côa”, de Jorge Carvalheira. Além das iniciativas habituais, novembro termina na BMEL com a sessão de sensibilização “Dormir+ para Ler Melhor”, que resulta de uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura e o Centro de Electroencefalografia e Neurofisiologia Clínica para a promoção da leitura, partindo dos benefícios que a qualidade de sono das crianças e dos jovens trazem para que leiam e compreendam melhor. O projeto está a ser desenvolvido no Agrupamento de Escolas da Área Urbana da Guarda.