O inventor Fernando Gonçalves, do Fundão, vai organizar uma sessão de testes dos seus protótipos destinados a reforçar a segurança rodoviária em auto-estradas e evitar a circulação em contra-mão. À experiência vão estar o bloqueador de viaturas em contra-mão e o “Transvia”, sistema de abertura de emergência do separador central das auto-estradas. As duas invenções foram premiadas com a medalha de ouro no 32º Salão Internacional de Invenções de Genebra, na Suíça, realizado entre Março e Abril deste ano. A sessão de testes vai decorrer num troço de estrada desactivada, no antigo acesso de Alpedrinha ao túnel da Gardunha, junto do Ginjal. A data está a ser concertada com a Scutvias, empresa concessionária da auto-estrada da Beira Interior (A23), e o Instituto de Estradas de Portugal (IEP). Depois de reuniões mantidas com as duas entidades, ambas «mostraram interesse nos meus inventos e deram-me os parabéns”, disse o inventor, satisfeito por se vislumbrar a possibilidade de dar aplicação prática às suas invenções. «A sinistralidade rodoviária é um problema que a nossa sociedade tem que resolver, porque há vidas em jogo», sublinhou, criticando, no entanto, o facto do país já ter gasto «milhares de euros em investigações sobre estes assuntos, enquanto que o inventor independente tem que pagar para mostrar a sua ideia». O bloqueador de contra-mão é composto por um detector colocado à saída das auto-estradas. Se houver uma entrada em contra-mão, é accionada uma barreira que impede o veículo de continuar a manobra. «Nas reuniões que já mantive, consideraram mais que suficiente uma parte da invenção em que é activado o alerta aos condutores. Mas a parte da imobilização vai ser testada a meu pedido, sendo depois adoptada se o desejarem», revelou o inventor. O outro protótipo consiste em separadores de faixa de rodagem amovíveis. A intenção, explicitou, é «facilitar acções de socorro nas auto-estradas».