Arquivo

Biblioteca Eduardo Lourenço recorda Aquilino Ribeiro

Alunos do ensino básico vão assistir a uma sessão de leitura dramatizada do conto “O Romance da Raposa”

Aquilino Ribeiro é o escritor em destaque este mês na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), na Guarda. Uma mostra bibliográfica e sessões de leitura dramatizada para alunos do ensino básico baseada na obra “O Romance da Raposa” compõem esta evocação de um dos mais importantes autores portugueses.

Com uma intensa atividade literária, Aquilino Ribeiro (1885-1963) escreveu romances, novelas, contos, memórias, estudos etnográficos e históricos, biografias e literatura infantil. Em setembro, a BMEL volta a promover as habituais atividades de promoção do livro e da leitura e, a partir de dia 12, vai ter patente a exposição “Fernão Mendes Pinto, Deslumbramentos do Olhar”. O ponto de partida desta mostra com 19 painéis concebida por Ana Paula Laborinho, com ilustrações de João Fazenda, é o trocadilho “Fernão, mentes? Minto” que fez passar de geração em geração o nome do autor da “Peregrinação”, obra que ainda antes da sua publicação gerou grande curiosidade e polémica em torno da verdade das aventuras contadas. Os conteúdos são traduzidos em inglês, chinês e japonês, sendo que a exposição resultou de uma parceria entre a Câmara de Montemor-o-Velho e o Instituto Camões, em 2010, para celebrar os 500 anos do nascimento de Fernão Mendes Pinto. Já esteve em Bangalore (Índia), Nagasaki e Yokohama (Japão).

No dia 16, a BMEL recorda velhos contos com o contador de histórias António Fontinha, no âmbito do projeto Guarda +65. A iniciativa destina-se a utentes de instituições de apoio a idosos. Entretanto, amanhã a biblioteca organiza uma atividade que alia a leitura às ferramentas disponibilizadas pela Web 2.0 (podcasts, códigos QR, voicethread, entre outras). Os participantes podem pesquisar um determinado tema ou selecionar um conto do seu agrado que depois gravarão com a sua voz. As crianças dos 8 aos 10 anos são os destinatários desta ação, que é limitada a 12 participantes.

Sobre o autor

Leave a Reply