Arquivo

Beto resolveu

Manteigas venceu em casa do Mileu com dois golos do jovem médio

O Manteigas protagonizou uma das surpresas da ronda 24 do Distrital ao derrotar, na Guarda, o Mileu por duas bolas a uma, num jogo em que Beto esteve em destaque ao apontar os dois golos dos serranos. Com este resultado, a equipa da capital de distrito caiu para a quarta posição, enquanto que a formação orientada por Joel Martins é agora um dos sextos classificados.

A chuva não deu tréguas durante todo o jogo e tornou o terreno muito pesado, pelo que as duas equipas sentiram dificuldades para praticar o seu futebol habitual. Assim, os 20 minutos iniciais foram bastante equilibrados e disputados a meio-campo, sendo que o Mileu chegou à vantagem na primeira ocasião digna de registo. Após jogada de insistência de Zé Tó, que ganhou um lance a Edgar Costa, na área visitante, Ricardo surgiu a aproveitar o ressalto para fazer um remate enrolado que só parou no fundo das redes. Estavam jogados 21 . O jogo continuou equilibrado, mas, em apenas dois minutos, o Manteigas deu a volta ao marcador com dois golos de Beto. Aos 39’, Nuno Serra marcou um livre na direita e, após um ressalto, o jovem médio foi mais lesto que os defesas locais e empurrou para a baliza. Logo depois, João Biló teve uma boa jogada na esquerda, arrancando um cruzamento largo para o segundo poste onde surgiu Beto a cabecear para golo, de nada valendo a estirada de Hélder, que ainda tocou na bola. O Mileu reagiu e teve uma boa oportunidade antes da ida para os balneários, mas Zé Tó e Ricardo atrapalharam-se e a bola saiu muito ao lado.

A segunda metade começou com um potente remate de fora da área de João Biló que obrigou Hélder a fazer uma grande defesa. A partir daqui, o Mileu assumiu claramente o domínio do jogo, enquanto o Manteigas concedeu claramente a iniciativa ao adversário, passando a jogar em contra-ataque. Contudo, apesar do intenso domínio que exerceu, a equipa da casa raramente conseguiu incomodar o último reduto manteiguense, abusando do pontapé para a frente e atacando quase sempre mais com o coração do que com a cabeça. Numa das poucas jogadas de perigo do Mileu, aos 70 , Ricardo conseguiu passar por Fábio antes de rematar contra o corpo de Filipe, que evitou que a bola fosse para a baliza. Aos 78’, Vítor viu o segundo cartão amarelo por ter agarrado um adversário e deixou o Manteigas reduzido a 10 unidades nos últimos minutos. Os guardenses intensificaram então ainda mais a pressão, mas continuaram a atacar de forma bastante atabalhoada, enquanto que os atletas visitantes iam “queimando” segundos preciosos sempre que podiam. Registo apenas para uma jogada aos 92’, protagonizada por Gaspar, que, em boa posição, acertou mal na bola. Esta sobrou para Zé Tó, que chegou a marcar, mas o lance já tinha sido invalidado por fora-de-jogo. O árbitro António Xavier fez um trabalho regular, sem interferência directa no resultado final.

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply