Arquivo

Bernardino Gata é o novo delegado do Inatel da Covilhã

Dirigente do PSD quer manter o crescimento do associativismo e reforçar parcerias

Bernardino Gata assumiu na última segunda-feira o cargo de delegado distrital do Inatel, estrutura sedeada na Covilhã.

Na cerimónia que teve lugar nos Paços do Concelho e que contou, para além de dezenas de amigos, com a presença do presidente da direcção da instituição, Alarcão Troni, Bernardino Gata salientou a necessidade reforçar o turismo sénior, termalismo e auto-férias de cariz social, através da inclusão dos destinos turísticos do Inatel nas rotas da neve, da lã, dos judeus e das Aldeias Históricas, bem como o «reforço» das parcerias institucionais» para servir melhor as populações. Esta é considerada pelo novo responsável do Inatel no distrito de Castelo Branco uma opção «estratégica» para dinamizar espaços e actividades. Daí que tenha surgido naquele dia a possibilidade de existir uma cooperação «tripartida» entre a autarquia, a Universidade da Beira Interior (UBI) e o Inatel com o objectivo de construir as piscinas aquecidas do Complexo Desportivo da Covilhã. Iniciativa que Carlos Pinto pretende manter «para todas as situações» que se revelem «úteis» para o concelho, quer em actividades ou infraestruturas. Além disso, esta seria uma forma de dinamizar os vários espaços culturais e desportivos pelas diversas associações.

Com 94 Centros Culturais e Desportivos (CCD) inscritos no Inatel, com quatro a aguardar a decisão e 32 colectividades a prepararem as candidaturas para entrarem no processo de filiação como associados, Bernardino Gata promete dar mais apoio ao associativismo para «manter o crescimento do associativismo individual e colectivo». É que afinal de contas a delegação do Inatel do distrito de Castelo Branco está sedeada «na capital do associativismo», frisou o autarca durante a cerimónia de tomada de posse, aproveitando a intervenção para criticar o facto das estruturas estarem todas localizadas nas capitais distritais. Mas para além de não poupar palavras sobre a importância e necessidade do Inatel no concelho e no distrito, Carlos Pinto dirigiu os maiores elogios ao professor Bernardino Gata. «É o homem certo para prosseguir a marcha de acção e desenvolvimento do Inatel», frisou, tendo em conta que o social-democrata «se encaixa» no perfil desejado para o Inatel por ter um passado «notável de intervenção cívica, pública e cultural», considera.

A aposta no turismo, cultura e desporto vão continuar a ser os desígnios do Inatel, a par de programas de solidariedade social, frisou Alarcão Troni, que deposita «com inteira confiança» nas mãos de Bernardino Gata os «destinos do distrito de Castelo Branco» nestes domínios, para quem também é necessário «estabelecer parcerias» com associações, municípios, Governadores Civis, universidades e politécnicos. Bernardino Gata, que sucede no cargo ao socialista Carlos Martins, tem 57 anos e conta já com um vasto leque de participação na vida política municipal e nacional com a camisola do PSD, tendo ainda participado em diversas acções de solidariedade social.

Liliana Correia

Sobre o autor

Leave a Reply