Arquivo

Bento Menni tem nova diretora

A Irmã Isabel Morgado, natural da Quinta de Gonçalo Martins (Guarda), é a nova diretora-gerente da Casa de Saúde Bento Menni, na Guarda. Também animadora da comunidade, a Irmã tomou posse na passada quinta-feira.

«Falar em mudanças quando se acaba de chegar não é sensato», adianta a responsável, assumindo a pretensão de fazer um mandato de contuinidade. Nesse sentido, após tomar conhecimento da atual situação da casa de saúde, para o qual conta com o auxílio da sua antecessora, a Irmã Lúcia Reduto, Isabel Morgado vai definir, a curto prazo, o plano estratégico 2013-2015 e o plano para o próximo ano, «que procuram enquadrar os fundamentos já intrínsecos à instituição». A responsável destaca «a vivência dos valores hospitaleiros, em que é essencial dar qualidade de vida aos doentes, e que procuraremos que seja cada vez melhor. Eu não tenho um projeto, a Casa tem um onde todos estamos irmanados», sublinha.

Um dos seus objetivos será a criação de estruturas comunitárias, que está condicionada pela atual conjuntura política, económica e social: «Os doentes poderiam estar na comunidade e permanecer lá. Podem ser residências onde as pessoas vivem, onde são acompanhadas e também podem estar com a família. Os utentes teriam locais ocupacionais e voltariam depois no fim da tarde para casa, ao jeito das áreas de dia», revela a nova diretora. Contudo, este «sonho» é algo distante, uma vez que a planificação é o único objetivo assumido nesta altura. A Casa de Saúde Bento Menni guardense é um dos 12 centros do Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus existentes em Portugal. É uma IPSS e está radicada na cidade há 18 anos.

Sobre o autor

Leave a Reply