Arquivo

Belmonte realiza Festival Literário “Diáspora”

Entre 7 e 9 de novembro, palestras, conferências, teatro e exposições preenchem um programa que conta com a presença de quase 20 autores reconhecidos na literatura e nas artes

A primeira edição do Festival Literário “Diáspora” vai reunir, entre 7 e 9 de novembro, perto de duas dezenas de autores em Belmonte. O evento apresenta-se como um novo acontecimento literário que quer marcar o panorama cultural. O “Diáspora” quer garantir o contacto e a troca de experiências da comunidade e dos visitantes de Belmonte com alguns dos maiores nomes do panorama literário nacional e com a nova geração de autores portugueses e estrangeiros.

A relação entre os livros e as religiões será objeto de debate entre Sheikh David Munir e Francisco José Viegas, com a moderação pelo padre Carlos Lourenço, na Igreja Matriz de Belmonte. No fim-de-semana as frases de grandes pensadores dão o mote para percorrer a literatura em páginas de viagens, emigração e biografias. Alguns dos convidados, como Isabel Stilwell, são bem conhecidos do grande público. A conferência de encerramento intitula-se “As Margens” e será proferida por Álvaro Laborinho Lúcio. O antigo ministro da Justiça desafia o pensamento sobre a marginalidade e a periferia da cultura.

O festival contará ainda com o espetáculo “Trovas & Canções – Atores, Poetas e Cantores”, da autoria de Paula Carvalho e Paulo Mira Coelho. Será uma representação única que reúne três gerações de atores em redor de Ruy de Carvalho. Serão recordados poemas que tornaram famosas algumas das mais famosas canções portuguesas: de Pedro Homem de Mello a José Luís Gordo, sem esquecer Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Moniz Pereira e Manuel Alegre. No Ecomuseu do Zêzere estarão patentes as exposições “Mar” e “Futuro”, do ilustrador André Letria com o autor infantil Ricardo Henriques. “Mar” é a primeira obra da coleção de “atividários” (atividades + abecedário), na qual os autores explicam 206 palavras e 80 atividades relacionadas com os oceanos.

Os mais jovens também vão ganhar contacto com a paixão pelas letras na visita dos autores André Letria, Margarida Fonseca Santos, Ricardo Henriques e Tiago Albuquerque às Escolas Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral.

Antigo ministro da Justiça, Laborinho Lúcio vai proferir a conferência de encerramento do festival

Sobre o autor

Leave a Reply