Arquivo

Beiras e Serra da Estrela com nova loja em Salamanca

A região tem um novo posto de promoção em Castilha e Leão desde a passada quarta-feira

A partir de agora, a região passa a ter uma nova “lança” em terras castelhanas. Promover turisticamente a região, os seus produtos e lugares é o objetivo da CIM Beiras e Serra da Estrela com a abertura, esta quarta-feira, de uma nova loja no centro da cidade que mais turistas recebe em Castilha e Leão: Salamanca.

O espaço, uma pequena mas bem localizada loja na Calle Zamora, um dos principais acessos pedonais à Plaza Mayor da cidade, bem decorada, colorida e com informação turística sobre o que de melhor se pode encontrar nos 15 concelhos beirões, abriu com festividade e alegria contagiante. A cerimónia contou com a presença de quase todos os presidentes de Câmara da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela – Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso -, cujo presidente Vítor Pereira apresentou, em plena rua, os objetivos deste posto de turismo e as muitas razões para atrair os espanhóis à região fronteiriça portuguesa. Do lado espanhol, as autoridades castelhanas não deram demasiada importância ao momento, estando presente apenas o Concejal de Turismo do Ayuntamiento de Salamanca, Julio López Revuleta (foi notada, por espanhóis e portugueses, a falta do presidente da Diputación de Salamanca, Javier Iglesias, ou de qualquer outro membro do governo da província salamantina, uma indelicadeza e desconsideração assinalável).

A manhã da passada quarta-feira foi de festa e animação de rua, com o aceso à Plaza Mayor a ser “cortado” pelas muitas pessoas, essencialmente portugueses, que ocuparam a conhecida Calle Zamora. Os transeuntes foram convidados a provar os vinhos e a degustar as muitas iguarias e produtos tradicionais portugueses, confecionados e apresentados pelos alunos da Escola de Turismo de Seia. Os grupos de animação, com destaque para o Grupo de Animação Medieval de Belmonte, que trasladou os presentes para os tempos dos Descobrimentos, com a presença surpreendente de índios Pataxó, mas também a Tunamus (tuna académica da UBI), os “soldados de Almeida” (figurantes) e o grupo Rosinha, da Guarda, deram brilho ao evento e mais visibilidade ao novo local de promoção do turismo regional.

Recorde-se que esta é a segunda loja que a região abre em Salamanca com o mesmo propósito. A anterior, aberta há cinco anos, em plena Plaza Mayor, acabaria por encerrar sem nunca ter conseguido atingir os objetivos a que se propunham os seus promotores: a promoção turística da Beira Interior Norte e Cova da Beira. Agora, com custos mais baixos, uma localização mais atrativa e numa das vias mais movimentadas de Salamanca, as expetativas são altas pelo menos em termos de notoriedade. O responsável pela loja “Beiras e Serra da Estrela Turismo” é Rui Quinaz, empresário e antigo vereador do PSD na Câmara da Guarda.

Luis Baptista-Martins Portugueses invadiram  Calle Zamora, perto da Plaza Mayor

Sobre o autor

Leave a Reply