Arquivo

Beirartesanato muda-se para o Parque Urbano do Rio Diz

Festival gastronómico é uma das novidades do certame, que conta ainda com um “funparque” e desportos radicais

Após duas edições consecutivas no jardim José de Lemos, a Beirartesanato – Mostra de Actividades Económicas realiza-se este ano pela primeira vez no Parque Urbano do Rio Diz, de 11 a 19 deste mês. O espaço do jardim «tornou-se demasiado pequeno» para o evento e o parque vai permitir «um maior número de actividades paralelas», explicou na última sexta-feira, em conferência de imprensa, o presidente do NERGA – Associação Comercial da Guarda.

São nove dias de uma mostra especialmente dedicada ao artesanato, mas que conta também com vários produtos tradicionais e regionais, como doces, bordados, bijutaria, cestaria ou olaria. Para além do NERGA, a entidade organizadora, estão envolvidos na Beirartesanato a Câmara da Guarda, que disponibiliza o espaço, e a Pro-Raia – Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte, que promove o evento e o comparticipa em 44 mil euros. No total, o certame está orçado em cem mil euros.

De acordo com Pedro Tavares, deverão estar 150 artesãos nesta 19ª edição, número idêntico ao que se registou o ano passado. Para além da mostra, o certame vai dispor de um “funparque”, onde os mais novos vão encontrar diversos insufláveis, jogos e ateliers, e ainda de um parque de desportos radicais, com escalada, paintball, slide, tiro com arco e besta e ainda orientação. A grande novidade do programa deste ano está na realização de um festival gastronómico, com a organização a montar uma cozinha no espaço, onde diariamente um restaurante diferente irá preparar iguarias, que serão servidas com vinhos da região.

«Havendo mais espaço, o NERGA aproveitou para transformar a Beirartesanato num evento muito maior», salientou Pedro Tavares. «A feira vai ser de tal forma grande que vai ser fácil para as pessoas passarem no espaço três ou quatro horas», referiu o presidente do NERGA. Já em relação à data escolhida, este responsável explicou que a organização decidiu antecipá-la relativamente à da edição do ano anterior – que aconteceu na segunda quinzena de Julho –, por ter notado «o efeito das férias». «Este é um evento para as pessoas da cidade», frisou. A presidente da Pró-Raia, Lurdes Saavedra, congratulou-se, por sua vez, pelo facto de a Beirartesanato «ter vindo sempre a crescer, de ano para ano».

Já presidente da Câmara da Guarda, também presente na conferência de imprensa, destacou a facilidade de estacionamento na zona do Parque Urbano do Rio Diz e ainda a proximidade de «bairros já com alguma densidade populacional». Para Joaquim Valente, o espaço «merece uma dinâmica contínua». Questionado sobre a possibilidade de as Festas da Cidade poderem vir a realizar-se também no parque, o autarca disse que continuarão a realizar-se no Parque Municipal «enquanto a Câmara julgar que é o melhor espaço para as fazer». Porém, confessou que não exclui aquela hipótese em futuras edições: «Porque não realizar as Festas da Cidade neste espaço?», lançou.

Sobre o autor

Leave a Reply