Arquivo

Bebés e Crianças – Manual de cuidados médicos

Ler para Querer

Foi para responder à escassez de livros inteira e exclusivamente dedicados às doenças infantis que a Dra. Miriam Stoppard decidiu elaborar este Manual de cuidados médicos, procurando que fosse de consulta clara, simples e eficaz. Daí que um primeiro olhar nos permita perceber de imediato que se trata, de facto, de um livro bem estruturado e de fácil manuseio.

Uma leitura atenta do sumário é suficiente para se verificar uma ordenação cuidadosa e coerente dos capítulos que constituem este manual, assim como o revelam os títulos principais de cada secção: Compreensão do corpo da criança, Cuidados com a criança doente, Guia para um diagnóstico visual, ABC das doenças comuns, Segurança, Primeiros socorros, Registos pessoais. De facto, como o sugerem esses títulos, não se trata apenas de uma mera listagem médica

das doenças infantis mais comuns, mas sim de um guia completo e ao mesmo tempo sucinto destinado quer a pais esclarecidos, quer a educadores menos entendidos.

Utilizando uma linguagem simples e de fácil compreensão, o Manual de cuidados médicos pretende que os pais encontrem nele uma resposta clara e rápida às suas dúvidas, assim como conselhos úteis a seguir quando necessário. Daí que comece por duas páginas dedicadas ao seu modo de utilização e destinadas a esclarecer qualquer dúvida: pais que pensam saber qual o mal dos seus filhos, pais que não têm a certeza, casos de doenças confirmadas, casos de acidentes, etc. Depois dessa introdução, seguem umas quantas páginas dedicadas à compreensão do corpo da criança, reservando uma página para cada parte importante, cujo título alusivo, realçado a cor de rosa, figura no cabeçalho.

Dando uma continuação lógica a este inventário anatómico, seguem-se alguns conselhos de cuidados a prestar às crianças doentes, como por exemplo a verificação da temperatura, a administração de medicamentos, a preparação do seu internamento no hospital, etc.

O guia das doenças infantis começa, por sua vez, com uma apresentação geral dos sintomas das doenças mais vulgares, acompanhada de várias ilustrações correspondentes a cada parte do corpo da criança.

Segue-se um ABC das doenças comuns, organizado por ordem alfabética para uma consulta mais rápida. O nome de cada doença é evidenciado ao cimo de todas as páginas, num quadro azul, seguido de um resumo dos sintomas, de ilustrações e de conselhos de tratamento. Uma secção dedicada à análise dos sintomas permite, de igual modo, proceder a um diagnóstico prévio antes de consultar um médico, caso seja necessário.

As últimas 50 páginas são dedicadas à segurança no lar (cada página contém o desenho de uma divisão da casa com múltiplos conselhos de arrumação, higiene e segurança), aos primeiros socorros a prestar no caso dos mais diversos acidentes domésticos, rodoviários, etc., e, finalmente, a uma secção de registos pessoais com implementação de gráficos de crescimento, de esquema de vacinas e de um glossário.

Não é demais dizer, após uma consulta atenta e pormenorizada deste manual, que estamos perante uma obra prática e que abraça de forma completa, em pouco mais de 300 páginas, um vasto panorama da saúde infantil que vai bem mais além de um simples repertório médico. Trata-se de um livro de referência para a família, com a vantagem de permitir uma consulta fácil, rápida, e de poder transportar-se facilmente, se for julgado oportuno, em determinados tipos de deslocações com a criança. Não prescindindo da leitura de obras especializadas para uma abordagem mais detalhada das doenças nele mencionadas, assim como da consulta de um médico nos casos mais graves, o manual da Dra. Miriam Stoppard é uma alternativa a preço acessível para um diagnóstico prévio e para o conhecimento geral de cada doença. Recomenda-se por isso a todos os pais, especialmente àqueles com filhos de tenra idade!

Por: Amália Fonseca

Sobre o autor

Leave a Reply