Arquivo

“Beach ténis” divulgado na Mêda

Ana Noro, uma das impulsionadoras da modalidade em Portugal, tem origens em Figueira de Castelo Rodrigo

O “beach ténis” foi este ano uma das principais atracções do V Open de Ténis “Cidade de Mêda”, organizado pela empresa municipal Nova Mêda com o apoio do município, que envolveu cerca de meia centena de praticantes, alguns dos quais de craveira internacional como António Trindade, campeão da Copa Ibérica.

A modalidade foi introduzida em Portugal por atletas como Ana Noro, que tem origens em Figueira de Castelo Rodrigo. «É um desporto que está a ter um desenvolvimento bastante acentuado, sobretudo este ano, em que aconteceram dois torneios ITF em Gaia e Matosinhos, o que foi bastante positivo», disse. A tenista, que esteve na Mêda, reconheceu que é preciso «lutar e sensibilizar» os municípios e os clubes para que os campos apareçam em Portugal. E explicou que há algumas semelhanças entre o “beach ténis” e o vólei de praia: «É uma mistura das duas modalidades, embora o ténis seja mais cansativo, pois exige-se deslocações constantes para a frente e para trás».

A modalidade nasceu em Ravena (Itália), em 1997, onde Ana Noro participou recentemente num torneio. «A modalidade tem ali um crescimento muito acentuado em relação ao resto do mundo e é em Itália que faz sentido realizar-se um campeonato mundial, porque é onde estão os melhores jogadores do mundo». Já a sua presença no open de ténis da Mêda foi sobretudo para divulgar a modalidade que, na sua óptica, tem potencialidade de se desenvolver não só no litoral, mas também no interior. A atleta elogiou o campo de areia da Mêda e recordou ter jogado em Castelo Rodrigo uma prova da etapa do Beach Tennis Portugal Tour até 2008. De resto, está a pensar reestruturar o Conselho do Beach Tennis Portugal Tour no próximo ano e fazer de maneira a levar melhor os melhores jogadores à Mêda e Figueira de Castelo Rodrigo. «O objectivo é divulgá-lo junto dos jogadores que participam no open e sensibilizá-los para um torneio paralelo, de forma a lançar a modalidade no nosso país», disse.

José Domingos

Sobre o autor

Leave a Reply