Arquivo

Basílio Losada recebe Prémio Eduardo Lourenço amanhã

Guarda

O Prémio Eduardo Lourenço vai ser entregue ao filólogo espanhol Basilio Losada Castro na sexta-feira (17h30), numa cerimónia a realizar na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda.

A sessão contará com a presença do pensador Eduardo Lourenço, diretor honorífico do Centro de Estudos Ibéricos, e dos membros da direção do CEI (presidente da Câmara da Guarda, reitores da Universidade de Coimbra e de Salamanca e presidente do Instituto Politécnico da Guarda). O elogio ao premiado estará a cargo de Jordi Cerdà, catedrático da Universidade de Barcelona. Nesta edição, o júri do galardão reconheceu o mérito de Basilio Losada como filólogo e investigador das línguas e culturas galega e portuguesa, «sendo uma referência para várias gerações de iberistas». Foi o primeiro catedrático de Filologia Galega e Portuguesa na Universidade de Barcelona, onde desenvolveu a sua vida profissional. Ainda hoje, octogenário, o professor continua a publicar e a traduzir autores lusófonos.

Instituído em 2004, o Prémio Eduardo Lourenço distingue anualmente personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas. Tem uma dotação de 7.500 euros. A professora catedrática de Cultura Greco-Latina Maria Helena da Rocha Pereira (2004), o jornalista Agustín Remesal (2006), a pianista Maria João Pires (2007), o poeta Ángel Campos Pámpano (2008) e o professor catedrático de Direito Penal Jorge Figueiredo Dias (2009) foram os primeiros galardoados. Seguiram-se os escritores César António Molina (2010) e Mia Couto (2011), o teólogo José María Martín Patino (2012), os professores e investigadores Jerónimo Pizarro (2013) e Antonio Sáez Delgado (2014). A escritora Agustina Bessa-Luís (2015), o romancista Luis Sepúlveda (2016) e o jornalista e escritor Fernando Paulouro Neves (2017) foram outros dos vencedores deste prémio.

Sobre o autor

Leave a Reply