Arquivo

Banco Alimentar Contra a Fome recolhe alimentos online

Começa hoje mais uma campanha online de recolha de alimentos do Banco Alimentar contra a Fome.

Trata-se da primeira das três campanhas que o organismo vai realizar até ao final do ano e decorre até 8 de dezembro. Na última campanha, que decorreu em maio, o portal de doações www.alimentestaideia.net recolheu quase 90 toneladas de alimentos, num valor global de cerca de 117 mil euros, tendo sido a média de doação de 36,54 euros.

A presidente da Federação Portuguesa dos Banco Alimentares, Isabel Jonet, explica que as pessoas podem fazer o seu donativo através da compra de alimentos básicos que estão disponíveis no site (leite, atum, salsichas, açúcar, óleo e azeite), que serão encaminhados para o Banco Alimentar da sua região, recebendo por email um recibo que permite descontar noo IRS o donativo efetuado.

A responsável adianta que esta campanha acontece numa altura em que o Banco Alimentar tem mais pedidos de ajuda e menos produtos. «Temos um crescimento do número de pedidos diretos, mas temos também um grande crescimento dos pedidos por parte das instituições, que nos pedem o reforço do cabaz mensal que lhes é entregue, porque têm mais dificuldades», declara.

Isabel Jonet refere ainda que tem havido «muito menos doações da indústria agroalimentar, que redimensionou a sua produção devido à quebra do consumo em Portugal».

Anualmente, o Banco Alimentar realiza, duas vezes por ano, três campanhas: a campanha online, a tradicional recolha de alimentos nos supermercados e a campanha “Ajuda vale”, em que as pessoas podem comprar, na caixa dos supermercados, vales de seis produtos selecionados. A “Campanha saco” e a “Campanha ajuda vale” vão decorrer entre 30 de novembro e 8 de dezembro.

Sobre o autor

Leave a Reply