Arquivo

Banco Alimentar angariou mais de 50 toneladas de alimentos

Donativos baixaram 4,5 toneladas comparativamente à campanha de Natal de 2010, mas há cada vez mais pedidos de ajuda

O Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira (BACB) angariou no último fim-de-semana 50,3 toneladas de bens alimentares na região. No entanto, apesar de elevados, os donativos baixaram comparativamente a 2010, quando foram doados 54,5 toneladas de alimentos.

Mesmo assim, a direção do BACB faz um balanço positivo da campanha, a vigésima organizada na Beira Interior, que envolveu 37 superfícies comerciais de 14 localidades. «Face ao ambiente de dificuldade que vivemos, em que muitas pessoas gostariam de contribuir e em vez disso estão a receber, a nossa análise é que este resultado de mais de 50 toneladas é muito bom», considera Paulo Pinheiro. Para o dirigente, este decréscimo de donativos «deve-se à crise e à sensação de crise. Houve pessoas que reforçaram o seu contributo, mas notou-se também que outras tiveram medo de dar por recearem que também elas próprias possam vir a necessitar». Além disso, adianta que outra explicação estará no facto de «algumas zonas da região estarem já muito castigadas com a crise». Com o resultado desta campanha, o BACB vai ajudar «muitas famílias, não tanto quanto desejaríamos porque auxiliamos já bastante gente e, por isso, não é possível dar grandes quantidades por pessoas».

Os bens alimentares recolhidos serão entregues a 42 instituições, um número que também está «a crescer dramaticamente», alerta Paulo Pinheiro, referindo que há 14 organismos em lista de espera. «Confesso que temos mais pedidos, mas que ainda não foram analisados, até porque não temos meios para socorrer mais instituições», refere. Atualmente, há mais de 4.500 pessoas, das quais 930 crianças, a serem auxiliadas pelas 42 instituições apoiadas pelo BACB. De resto, esta campanha mobilizou a participação de mais de 500 voluntários, um número «extraordinário», garante o responsável. «Tivemos ofertas de pessoas como nunca antes, o que nos deixa muito satisfeitos», afirma. A recolha de alimentos decorreu em Belmonte, Covilhã, Tortosendo, Fundão, Guarda, Seia, Gouveia, São Romão, Sabugal, Pinhel, Trancoso e, pela primeira vez, em Manteigas, Teixoso e Vila Nova de Tázem. Entretanto, prossegue até domingo a Campanha Vale (vale reconvertido num alimento) e a doação online (www.alimentestaideia.net), sendo que os alimentos doados na Beira Interior serão distribuídos na região.

Luis Martins Mais de 500 voluntários participaram este ano na ação do BACB

Banco Alimentar angariou mais de 50
        toneladas de alimentos

Sobre o autor

Leave a Reply