Arquivo

Banco Alimentar angariou 53 toneladas de alimentos

Novo “recorde” foi alcançado no passado fim-de-semana em várias superfícies comerciais da região

O Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira (BACB) angariou mais de 53 toneladas de alimentos na Campanha de Natal, que decorreu no último fim-de-semana em diferentes superfícies comerciais de Belmonte, Covilhã, Tortosendo, Fundão, Guarda, Seia, Gouveia, São Romão, Sabugal e Trancoso. Segundo os promotores, este número constitui um novo “recorde”.

O melhor resultado conseguido até aqui verificou-se na campanha de Natal do ano passado, altura em que deram entrada no armazém do BACB 45 toneladas. «Este ano chegámos a um valor nunca antes imaginado sequer, pelo que o balanço é muito positivo», refere o presidente da direcção do BACB. Comparativamente à quantidade angariada em 2009, «são mais oito mil quilos. É um número extraordinário e nem nas previsões mais fantásticas sonhávamos que fosse possível alcançá-lo», acrescenta Paulo Pinheiro. Relativamente aos voluntários, estiveram envolvidos este ano mais de 450 pessoas distribuídas pelas superfícies comerciais, armazém e transportes. A crise parece ter passado, assim, ao lado desta campanha: «Acho que as pessoas têm consciência da sociedade em que vivem e então, em épocas difíceis como esta, ajudam mais. Olham para o lado, vêem o vizinho, sabem do familiar e do amigo e naturalmente sentem que de um ponto de vista social temos de nos valer uns aos outros», adianta Paulo Pinheiro.

Os alimentos agora angariados vão ser distribuídos pelas 41 instituições que o BACB apoia, abrangendo um universo de 4.200 pessoas – nos concelhos de Belmonte, Covilhã, Fundão, Guarda, Seia, Gouveia, Sabugal e Trancoso. Entretanto, até domingo é ainda possível continuar a contribuir com alimentos para o BACB nas superfícies comerciais através da campanha “Ajuda Vale”, que permite a recolha de alimentos sob a forma de vales para seis produtos básicos à alimentação. A próxima campanha é a da Primavera e está agendada para os dias 28 e 29 de Maio de 2011.

Sobre o autor

Leave a Reply