Arquivo

Ballet de Moscovo apresenta “Lago dos Cisnes”

Companhia russa representa sábado obra de Tchaikovsky no Teatro Cine da Covilhã

“O Lago dos Cisnes”, um dos bailados mais famosos do mundo, sobe sábado à noite ao palco do Teatro Cine da Covilhã pelo Ballet de Moscovo. Baseado num conto de fadas alemão, a intemporal história de amor composta por Tchaikovsky em 1876, por encomenda do Teatro Bolchoi de Moscovo, conta em quatro actos a história de amor entre um príncipe e uma rainha transformada em cisne por um feiticeiro malvado.

Quase dois séculos após a sua primeira apresentação, esta obra-prima do romantismo continua a conquistar os públicos. A beleza da música, as emoções humanas, a energia e o dramatismo da peça fazem deste bailado o mais popular de todos os tempos. Contudo, a primeira apresentação do bailado, em 1877, não obteve qualquer sucesso. A coreografia de Julius Reisinger não agradou de início ao público e só em 1885, com a coreografia de Marius Petipa e Lev Ivanov, é que “O Lago dos Cisnes” obteve o estrondoso sucesso que ainda hoje obtém. A ideia dramática centrada numa rapariga presa num corpo de um cisne é porventura o tema mais representado e conhecido em todo o mundo quando se fala em ballet clássico. O Ballet de Moscovo, antiga Companhia Clássica de Moscovo, não podia ser excepção. Sob a direcção de Timour Faiziev, que fundou a companhia em 1990, a instituição é hoje reconhecida internacionalmente por conseguir construir um bailado com uma visão moderna da arte aliada ao elegante estilo clássico. Provenientes das mais importantes companhias de bailado da antiga União Soviética, os artistas do Ballet de Moscovo juntam a tradição da escola russa à experiência adquirida em actuações internacionais, o que lhe permitiu atingir rapidamente o reconhecimento internacional.

Timour Faiziev formou-se na Escola da Academia Coreográfica do Teatro Bolshoi de Moscovo em 1971. Desde então e até 1992, trabalhou como solista nos Ballets Stanislavsky e Nemirovich-Danchenko, desempenhando papéis principais em bailados como “Giselle”, “D. Quixote”, “O Corsário”, “O Lago dos Cisnes”, “A Bela Adormecida”, entre outros, tendo sido também artista convidado na Komische Opera de Berlim. O espectáculo sobe ao palco às 21h30, sendo que os bilhetes custam 18 euros para a plateia e 15 euros para o balcão, preços sujeitos aos habituais descontos.

Sobre o autor

Leave a Reply