Arquivo

Aveiro fica com sede do Turismo do Centro

De acordo com os estatutos da nova entidade regional de turismo, de que faz parte a Serra da Estrela, publicados na segunda-feira em “Diário da República”

O Turismo do Centro de Portugal, a nova entidade regional que absorveu o extinto polo da Serra da Estrela, vai ficar sedeado em Aveiro, de acordo com os estatutos publicados na passada segunda-feira em “Diário da República”. Até agora, este organismo tinha sede em Coimbra cuja autarquia já se tinha manifestado contra esta possível mudança na primeira Assembleia-Geral realizada em meados de junho.

Segundo os estatutos, o Turismo do Centro de Portugal (TCP) será gerido por uma comissão executiva (com mandato de cinco anos), a Assembleia-Geral e o Conselho de Marketing (quatro anos). O primeiro órgão é composto por cinco elementos, dos quais três, nomeadamente o presidente, são eleitos pela Assembleia-Geral a realizar no prazo de 30 dias após a publicação dos estatutos. Serão estes que vão designar «por acordo e cooptar mais um membro em representação dos municípios associados e um outro entre os representantes das entidades privadas com interesse no desenvolvimento e valorização turística que participam na TCP», referem os estatutos. A novidade é que o mandato dos membros da comissão executiva só pode ser renovado uma vez. De resto, apenas o presidente e o vice-presidente terão direito a salário, em «montante equivalente à remuneração fixada para os titulares de cargos de direção superior, respetivamente, de primeiro e segundo grau da administração pública», lê-se no documento.

Para os restantes elementos deste órgão executivo «nem há lugar ao pagamento de despesas de representação ou atribuição de quaisquer benefícios». Os estatutos estabelecem igualmente que o TCP terá sete delegações, a saber Ria de Aveiro (a que corresponde o território das NUTIII do Baixo Vouga), Coimbra (Baixo Mondego e Pinhal Interior Norte), Viseu/Dão Lafões (Dão-Lafões), Serra da Estrela (Serra da Estrela, Beira Interior Norte e Cova da Beira), Castelo Branco (Beira Interior Sul e Pinhal Interior Sul), Leiria/Fátima/Tomar (Pinhal Litoral e Médio Tejo) e Oeste (Oeste). O que falta definir são os locais das sedes dessas representações, podendo esta mudança de regime jurídico no setor constituir uma oportunidade para a Guarda reivindicar a delegação da Serra da Estrela, uma vez que a Covilhã e o Fundão têm entidades próprias de turismo. Ao que tudo indica, Pedro Machado, atual presidente do Turismo do Centro, deverá ser candidato à liderança da comissão executiva da nova entidade.

Luis Martins Organismo terá sete delegações cujas sedes não estão especificadas

Sobre o autor

Leave a Reply