Na passada sexta-feira o Conselho de Ministros do Governo espanhol aprovou o concurso público para a construção do troço Ciudad Rodrigo – Fuentes de Oñoro, da “Autovia de Castilla”. O trajecto posto a concurso tem uma extensão de 18,06 quilómetros, está orçamentado em pouco mais de 43 milhões de euros e o prazo de execução é de 48 meses. Este é o último dos seis troços projectados para a construção de auto-estrada entre Vilar Formoso e Salamanca.
Com o lançamento do concurso público da auto-estrada entre Ciudad Rodrigo e Fuentes de Oñoro fica apenas por definir e lançar a obra de ligação entre Vilar Formoso e a localidade fronteiriça espanhola.
A ligação da fronteira portuguesa a Salamanca por auto-estrada foi definida em seis troços. O primeiro é a variante a Salamanca, que está em fase de execução prevendo-se a finalização para Outubro de 2007. O segundo troço de 22 quilómetros,entre Salamanca e Aldehuela de la Bóveda, já está aberto ao trânsito. O seguinte, entre Aldehuela de la Bóveda e Martin de Yeltes, com 25,4 quilómetros de extensão, estava previsto que estivesse pronto em Março, no entanto, as obras atrasaram-se consideravelmente, não estando definida a data de entrada em funcionamento. O quarto troço, entre Martin e Yeltes e Ciudad Rodrigo, com 32,9 quilómetros, deverá ser aberto ao trânsito antes do final do ano.
O troço posto a concurso a semana passada começa nas proximidades de Ciudad Rodrigo e termina junto do matadouro de Fuentes de Oñoro. O projecto prevê o acondicionamento da “vlha” N-620 entre o final da autovia e a estrada de serviço para veículos pesados existente junto à fronteira. A futura auto-estrada irá aproveitar os primeiros cinco quilómetros da actual estrada nacional 620 alargando-a e criando uma via paralela para serviço local e agrícola.
O resto do traçado da “Autovia de Castilla” será feito em paralelo à actual estrada nacional, que ficará remetida ao papel de via de serviço local. Só nos cruzamentos e nas localidades haverá algum distanciamento entre a 620 e a nova auto-estrada.