Arquivo

Autarquia cria serviço gratuito de pequenas reparações para famílias carenciadas

Aguiar da Beira

Os residentes mais desfavorecidos do concelho vão poder contar com apoio ao domicílio gratuito para a execução de pequenas reparações de carpintaria, serralharia, eletricidade, água e saneamento.

Trata-se do projeto “Oficina do Idoso – Aguiar da Beira até sua Casa”, promovido pela autarquia para melhorar a qualidade de vida dos seus munícipes mais vulneráveis. O regulamento da iniciativa foi publicado em “Diário da República” na passada quarta-feira e entra em vigor no início de fevereiro. Segundo o documento, esta oficina destina-se preferencialmente a ajudar os idosos e os cidadãos portadores de deficiência e/ou doença prolongada, bem como os agregados familiares «economicamente desfavorecidos». O projeto disponibiliza mão-de-obra gratuita, mas a aquisição dos materiais e acessórios necessários para as reparações será da responsabilidade do beneficiário, que pode solicitar a sua aquisição ao município.

O regulamento esclarece que cada agregado familiar pode recorrer a este serviço «quatro vezes por ano civil, salvo situações concretas a serem avaliadas pelos técnicos do gabinete de Ação Social» da autarquia. De resto, os apoios deverão ser previamente solicitados junto da Câmara de Aguiar da Beira. As Juntas de Freguesia e as instituições particulares de solidariedade social do concelho são outras entidades que também poderão beneficiar desta medida.

Sobre o autor

Leave a Reply