Arquivo

Audiofiili #7

Opinião – Ovo de Colombo

Nesta edição do Audiofiili não há música portuguesa. Contudo, há música feita dentro do nosso território. Numa casa perdida no Alentejo, Liz Harris, também conhecida por Grouper, gravou o seu último álbum, “Ruins”, com selo da Kranky. Este álbum é um distanciamento do ambiente experimental que existia em “Alien Observer/Dream Loss” editado em 2011 e mais uma evolução natural de “The Man Who Died In His Boat” editado no ano passado. Destacam-se “Call Across Rooms” e “Holifernes” por serem tão melodiosamente perfeitos dentro de uma textura “lo-fi” onde só a voz e o piano governam. “Made Of Air” é outro ponto alto com o regresso aos toques mais profundos da musicalidade ambiental de Grouper.

Seguidamente temos uma pseudo estreia no mundo da música, conhecida como Mr Twin Sister. É uma pseudoestreia por este projeto ser em grande parte constituído por membros dos já existentes Twin Sister. Na seu longa duração homónima, os Mr Twin Sister construíram aquele que é, até à data, o melhor álbum noturno de 2014. Com linhas de baixo a evocar a sensualidade da “chill wave” dos anos 90, os Mr Twin Sister construíram a companhia ideal para quando se convidam os nossos melhores amigos do sexo oposto a ir jantar a nossa casa. Os destaques são essencialmente para “Rude Boy”, “Blush”, “Twelve Angels”, “Crime Scene” e, finalmente, “In The House Of Yes”, sendo esta a música com mais groove que o leitor pode ouvir de 2014. A pura genialidade da banda da Long Island está destilada nesta música.

Finalmente, o lançamento mais recente de todos, datando da sexta-feira passada. Thom Yorke, vocalista e frontman dos Radiohead, surpreendeu o mundo ao lançar o sucessor de “The Eraser” de 2006 com “Tomorrow’s Modern Boxes”, sem qualquer aviso, via BitTorrent Bundle. Mais uma vez, Thom Yorke quis mostrar ao mundo da música industrializada que é possível viver sem as distribuidoras internacionais que obrigam, demasiadas vezes, a que artistas de renome tenham de viver de outra coisa que não da música. “Tomorrow’s Modern Boxes” é um álbum de base eletrónica, que mais parece uma convergência entre “The Eraser”, o seu anterior álbum a solo, e “Atoms For Peace”, outro side-project de Yorke. Destacam-se os singles “A Brain In A Bottle”, “Guess Again”, “The Mother Lode” e “Nose Grows Some”.

Por: João Gonçalves

Sobre o autor

Leave a Reply